Arquivo Público realiza oficina para Edital do Programa Memória do Mundo da Unesco

20 de maio de 2014 - 16:03

O Arquivo Público do Estado do Ceará está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 21/5, para a Oficina de orientação para participação do Edital Programa Memória do Mundo da UNESCO. A oficina será realizada na sede da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no dia 5 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h. De acordo com o diretor do Arquivo Público do Ceará e membro do Comitê Nacional do Brasil no Programa Memória do Mundo da UNESCO, historiador Márcio Porto, estão sendo ofertadas, gratuitamente, 50 vagas para museus, arquivos e bibliotecas, com o objetivo de orientar passo a passo o preenchimento dos formulários para participação no Edital de Seleção de Nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil de 2014.

Márcio Porto, que ministrará a oficina, informa que não há restrições para que pessoas físicas, que possuam documentos ou conjuntos documentais de valor para a memória documental brasileira, participem da Oficina. “Nosso objetivo é habilitar de forma bastante didática a participação no Edital, para que o nosso estado tenho ampliado o seu potencial de salvaguardar sua memória”, destacou Márcio Porto.

As inscrições para a Oficina podem ser feitas até o dia 03 de junho, na sede do Arquivo Público Do Estado Do Ceará, na Rua: Senador Alencar N° 348 ou pelo telefone (085) 3101-2615.

Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco

O Programa Memória do Mundo da Unesco tem por objetivo identificar documentos ou conjuntos documentais que tenham valor de patrimônio documental da humanidade. Estes são inseridos no Registro Internacional de Patrimônio Documental, a partir da aprovação por comitê internacional de especialistas, da candidatura encaminhada pela instituição detentora do acervo.

Candidaturas abertas para o Programa Memória do Mundo da UNESCO

Estão abertas até 31 de julho de 2014, as submissões de candidaturas ao Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO. A proposição de candidaturas tem por objeto a nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil de 2014. As candidaturas serão num intervalo de 00 (zero) até 10 (dez) documentos ou conjuntos documentais, de natureza arquivística ou bibliográfica, podendo ser textual (manuscrito ou impresso), quanto audiovisual (filme, vídeo e registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital. Desde que, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira.