No Dia Mundial do Livro, Secult destaca ações para democratização do acesso à leitura

22 de abril de 2014 - 18:40

Nesta quarta-feira (23/4), é comemorado o Dia Mundial do Livro. No Ceará, por meio de recursos do Edital de Incentivo às Artes, da Secretaria da Cultura, que tem inscrições abertas até 2 de maio, o Governo do Estado investirá neste ano R$ 424 mil em projetos literários, incluindo oito projetos de poesia/prosa/dramaturgia/biografia, seis projetos de literatura de cordel e quatro projetos de literatura infantil e juvenil. Além de seis projetos de ensaio sobre tema histórico e cultural e ensaio ou crítica literária e de quatro projetos para quadrinhos. O Edital Mecenas do Ceará, o projeto Agentes de Leitura e a preparação para a Bienal do Livro do Ceará 2014 são outras ações da Secult voltadas para a literatura.

Pelo Edital Mecenas do Ceará 2014, o Governo do Estado vai investir R$ 534.795,00 em apoio a projetos de literatura, livro e leitura. Os projetos beneficiados incluem desde publicações, que contarão com recursos para ser viabilizadas, até eventos literários, responsáveis por reforçar a importância da leitura, por construir pontes entre autores e leitores e por atrair novos públicos para o universo do livro.

A Secult também desenvolve o projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil. Contando com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), o projeto vem promovendo, desde 2006, um trabalho de democratização do acesso ao livro e à leitura, por meio de diversas atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos que, ao final de cada etapa do projeto, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias.

Conforme destaca a coordenadora de políticas de livro e leitura da Secult, Concy Beserra, o projeto vem criando uma nova geração de leitores por todo o Estado do Ceará. Através do Agentes de Leitura, são concedidas Bolsas de Complementação de Renda para jovens e adultos com habilidades para a difusão da leitura e para a ação cultural. Eles passam a atuar, no âmbito de suas comunidades, como mediadores da leitura, divulgando os livros selecionados pelo programa, estimulando as pessoas a ler mais e promovendo encenações e debates sobre histórias e temas das publicações.

Hoje o projeto está presente em 46 municípios cearenses, beneficiando 5.675 famílias, com investimento, em 2014, da ordem de R$ 1.270.000,00, provenientes do Fecop. A complementação de renda recebida pelos integrantes do programa, para o desenvolvimento das atividades, varia de R$ 400,00 a R$ 1.800,00 mensais, de acordo com a função exercida. Além da complementação salarial e do kit com livros, os agentes de leitura recebem bicicleta, mochila, boné e protetor solar.

Bienal do Livro

A Bienal do Livro do Ceará, que acontecerá de 5 a 14 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secult e de secretarias e instituições parceiras, reafirma seu compromisso de beneficiar os cearenses com um evento de grandes dimensões, contemplando diferentes segmentos da cena literária. Do infantil ao acadêmico, do juvenil às biografias, dos estreantes aos veteranos, dos livros para públicos mais específicos às publicações de maior apelo e resposta de público.

“A ideia é contemplar, com destaque e visibilidade, tanto autores, editoras e livreiros locais quanto nomes e empresas consagrados no cenário nacional, além de escritores internacionais”, destaca a secretária-adjunta da Secult, Ana Márcia Diógenes, apontando que já está definido que o evento homenageará o contista cearense Moreira Campos.

“Trabalhamos para construir uma Bienal capaz de mobilizar e seduzir diferentes públicos, com variadas interfaces (feira de livros, lançamentos, debates, oficinas, apresentações artísticas), primando pela qualidade. O objetivo geral é fomentar a cena local, estimular a leitura e aproximar leitores e autores”, aponta Ana Márcia.

Outra diretriz da Bienal é a integração com as ações das políticas de educação e de livro e leitura do Ceará, com a presença de estudantes e professores das escolas da rede estadual, de representantes da rede estadual de bibliotecas, a participação dos agentes de Leitura e ações para visibilidade a livros de autores cearenses, publicados com apoio da Secretaria da Cultura, através dos editais Mecenas do Ceará e Ceará de Incentivo às Artes.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
(85) 8699.6524 – Dalwton Moura