Theatro José de Alencar: 40 horários de visitas guiadas a cada semana

8 de novembro de 2013 - 11:30

Nos seis dias da semana em que o Theatro José de Alencar está de portas abertas, cidadãos de Fortaleza ou moradores de outras cidades, estados e países têm 40 horários disponíveis para conhecer mais e melhor o equipamento. Com toda sua imponência acolhedora, o teatro de 103 anos vira anfitrião, oferecendo visitas guiadas de terça-feira a domingo.

De terça a sexta-feira, as visitas são realizadas às 9, 10, 11, 12, 14, 15, 16 e 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados, as visitas ocorrem às 14, 15, 16 e 17 horas. Os agendamentos podem ser feitos por telefone ou pela internet.

Os guias são funcionários do próprio teatro. Os visitantes percorrem os múltiplos espaços do equipamento de mais de 12 mil metros quadrados, tendo a oportunidade de não só apreciar a beleza arquitetônica da edificação erguida em 1910 e dos jardins inaugurados em 1975 e 1991, mas também de saber mais sobre a história, diversidade e funções do equipamento. Da entrada principal aos bastidores e anexo da casa, o passeio dura entre 30 e 50 minutos. Há um roteiro básico que pode variar de acordo com o interesse dos visitantes, sozinhos ou em grupo.

Individualmente, em família, com colegas da escola, da universidade ou do trabalho, as visitas guiadas não têm restrição de público e podem ser feitas por pessoas de qualquer idade, permitindo outros olhares sobre o teatro e a percepção de uma beleza até então invisível, mesmo para quem é frequentador eventual ou habitual do espaço. É possível ver, por exemplo, uma outra estrutura que faz o equipamento funcionar, como a caixa cênica do palco principal com toda sua maquinaria, o porão, o pátio das oficinas e as salas de ensaio.

“A visita é um modo de ampliar nossa visão do TJA. O visitante vai experimentar um TJA que, muitas vezes mesmo sendo frequentador, ele não conhece. Ver o TJA à luz do dia, por exemplo, é especialíssimo: somos um dos raros teatros-monumentos, de palco à italiana, com sala ‘transparente’ e com um palco a partir do qual se pode ver a rua. Até 17h, pode-se visitar o TJA sem qualquer iluminação artificial”, observa Izabel Gurgel, uma das diretoras. O teatro à italiana tem palco em um nível elevado, separado da plateia, oferecendo uma visão frontal do espetáculo.

Pelo valor arquitetônico, paisagístico, artístico, histórico e cultural, o Theatro José de Alencar é uma importante fonte de descoberta de conhecimento em diversas áreas de estudo, podendo as visitas serem transformadas em atividades pedagógicas para estudantes de diversos níveis. “Os professores podem se apropriar da visita básica do TJA e expandi-la em suas atividades com os estudantes. Professores de língua estrangeira podem, eles próprios, receber material básico do TJA e guiar a visita como um exercício de compreensão da língua que estudam. Professores de História ou Arquitetura também”, exemplifica Izabel Gurgel.

Quem deseja saber mais sobre jardim e paisagismo tem nos domingos e feriados uma oportunidade em especial, pois a visita tem foco nos jardins projetados por Roberto Burle Marx (1990-1994) – o primeiro foi inaugurado em 1975 e o segundo, com atual desenho, em 1991. Os jardins têm mais de 50 espécies de plantas dos cinco continentes, constituindo um acervo raro de propriedades terapêuticas, variações de luz, temperatura, umidade e ação do vento e variedades dos elementos da paisagem, como folhas, flores e pássaros. “Aos domingos e feriados, a visita se realiza como uma experimentação do jardim, para os olhos, o tato, a audição… Um jardim para todos os sentidos”, avalia Izabel.

Na história recente do Theatro José de Alencar, as visitas guiadas surgiram quando da restauração realizada entre 1989 e 1991, período em que Violeta Arraes (1926-2008) foi secretária da Cultura do Ceará. Mesmo em meio a obras, o equipamento ficava aberto à visitação. Desde então, as visitas têm contribuído para estimular e democratizar o acesso ao espaço, ampliando a possibilidade de conhecê-lo para além dos espetáculos e não só em função deles.

Serviço
Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525 – Praça José de Alencar – Centro

Visitas guiadas
Terça-feira a sexta-feira: 9, 10, 11, 12, 14, 15, 16 e 17 horas
Sábados, domingos e feriados: 14, 15, 16 e 17 horas

Entrada gratuita para grupos de escolas públicas, organizações não governamentais e projetos sociais previamente agendados
Entrada gratuita para todos os visitantes no dia 17 e no último domingo do mês
R$ 2 e 4 nos demais dias e para os demais públicos

Agendamentos
(85) 3101.2566 – 3101.2567
www.facebook.com/theatrojosedealencar
@tjalencar