Projeto Jardim de Gente oferta 325 vagas para cursos gratuitos

2 de setembro de 2013 - 14:36

O projeto Jardim de Gente, promovido pelo Porto Iracema das Artes e Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), por meio do Centro Cultural do Bom Jardim, está ofertando mais um ciclo de atividades com o lançamento dos cursos em artes e cultura realizados na comunidade Grande Bom Jardim.

São mais de 300 vagas ofertadas, com um total de 19 turmas a serem capacitadas. Para participar, basta que o candidato se matricule no curso de interesse, até o dia 10 de setembro, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Centro Cultural Bom Jardim, apresentando CPF, RG, comprovante de endereço (próprios ou do responsável). É preciso ainda apresentar o cartão do programa Bolsa Família, o número de Inscrição Social (NIS), ou ainda qualquer outro comprovante de baixa renda (como a conta de energia). O candidato também deverá atender ao pré-requisito específico para cada atividade, que poderá ser consultada no site www.dragaodomar.org.br.

Total de vagas ofertadas para primeira quinzena de setembro: 325 vagas

Curso

Professor

Local / Sala

1

Comida Cearense

Professores da UFC

Cozinha – UFC

2

Produção de eventos de moda

Ticiany Santos

CCBJ – Ateliê

3

Canto Iniciante

Marta Carvalho

Vila Olímpica do Canindezinho

4

Canto Avançado

Marta Carvalho

Vila Olímpica do Canindezinho

5

Elaboração e Gestão de Projetos Socioculturais

Wanderley Gradela

CCBJ – Biblioteca

6

Curso de Maquiagem e Efeitos Especiais

Maria Marques Lima

Conselho Comunitário

7

Prática de Conjunto

Bruno Barros / Gabriel Nunes

Projeto Paz

8

Introdução Danças Urbanas (Hip Hop Freestyle)

Luiz Alexandre

CAIC – Maria Alves Carioca

9

Construção de Instrumentos Musicais

Flávia Soledade

Centro Social Bestesda

10

Musicalidade Percussiva

Flávia Soledade

Centro Social Bestesda

11

Contação de Histórias

Carol Costa

CRAS – Bom Jardim

12

História em Quadrinhos

Valdecir Carvalho

Escola Sebastião de Abreu

13

Informática Básica e mídias digitais

Reginaldo Marinho

CCBJ – Multiuso Ill

14

Informática para Adultos

Joel Barbosa

Conselho Comunitário

15

Pintura em Tapeçaria

Jane Lacerda

Casa AME

16

Artesanato Sustentável em Papel

Francisca Matias

Casa AME

17

Construção de brinquedos populares

Dione Morais

Vila Olímpica do Canindezinho

18

Construção Marionetes Bricoladas

Cristiano Castro

Sitio Betesda

19

Web Design

Mário Soares/
Filipe Acácio

CCBJ

INSCRIÇÕES

Período de Inscrições: 3 a 10 de setembro

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Local: Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) – Rua Três Corações, 400 – Bom Jardim

Informações: (85) 3245.9036

Documentos necessários: CPF, RG, Comprovante de endereço (próprios ou do responsável), cartão do bolsa família ou qualquer outro documento que comprove baixa renda.

Obs.: O aluno deve preencher o pré-requisito do curso escolhido.

INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS

1- Curso: Comida Cearense

Objetivo: Discutir sobre as comidas gastronômicas cearenses e a cultura que a envolve; Resgatar técnicas tradicionais de preparações das comidas cearenses; Realizar aulas práticas para execução de diferentes comidas cearenses; Desenvolver discussão gastronômica por meio da degustação sensorial dos pratos elaborados; Discutir sobre a cultura gastronômica dos alimentos cearenses produzidos; Apreciar a valorização da comida cearense por meio de palestra sobre a mesma; Despertar o aluno para desenvolver a economia criativa por meio da experiência em aulas práticas; Calcular o preço dos produtos elaborados.

Carga-horária: 40h/a

Vagas: 20

Pré-requisito: Ensino fundamental

Professor: Equipe – UFC: Eveline de Alencar Costa, Robson Mota e Regina Bastos

Dias: Terça, Quarta, Quinta e Sexta

Horário: 13h – 17h

Data de início: 17/09/2013

 

2- Curso: Produção de eventos de moda

Objetivo: Abordar todas as fases, teóricas e práticas, do desenvolvimento de um evento de moda, mais especificamente um desfile de moda. Desenvolvendo a capacidade do aluno de criar, analisar, criticar, organizar e executar projetos de moda de maneira mais profissional.

Carga-horária: 60h/a

Vagas: 20

Pré-requisito: Ensino fundamental completo – a partir dos 15 anos

Professor: Ticiany Santos

Dias: Terça e Quinta

Horário: 14h – 17h

Data de início: 17/09/2013

3- Curso: Canto Iniciante

Objetivo: O curso tem como objetivo facilitar o conhecimento do aparelho fonador (instrumento vocal) e suas funções. Desenvolver a técnica(exercícios) como aprimoramento para auxiliar a prática.  Despertar a consciência na montagem de repertório, facilitando a direção da carreira profissional. Avaliar o desempenho vocal individual e em grupo, quanto o uso da voz nas diversas possibilidades da música vocal. Orientar sobre o mercado de trabalho atual- produção artística.

Carga-horária:

Vagas: 20

Pré-requisito: 30h/a

Professor: Marta Carvalho

Dias: Segunda e Quarta

Horário: 14h – 15h

Data de início: 09/09/2013

4- Curso: Canto Avançado

Objetivo: Facilitar o conhecimento do aparelho fonador (instrumento vocal) e suas funções. Desenvolver a técnica (exercícios) como aprimoramento para auxiliar a prática. Despertar a consciência na montagem de repertório, facilitando a direção da carreira profissional. Avaliar o desempenho vocal individual e em grupo, quanto a uso da voz nas diversas possibilidades da música vocal. Orientar sobre o mercado de trabalho atual.

Carga-horária: 30h/a

Vagas: 15

Pré-requisito: Amadores e profissionais do canto de 18 a 35 anos

Professor: Marta Carvalho

Dias: Segunda e Quarta

Horário: 15h – 16h

Data de início: 09/09/2013

5- Curso: Elaboração e Gestão de Projetos Socioculturais

Objetivo: Realizar curso de elaboração de projetos socioculturais com o uso de técnicas de elaboração adequadas e eficazes aliado a uma escrita coesa e objetiva possibilitando maiores chances de aproveitamento em editais públicos e privados.Conhecer o perfil d@s educand@s em relação a elaboração de projetos, atividades desenvolvidas e domínio da escrita, Provocar e incentivar uma ação reflexiva sobre projetos, ideias, concepções de arte e cultura e a escrita; Contribuir com o fortalecimento de grupos e governança de setores culturais organizados para a atuação em rede; Estimular o estabelecimento de parcerias para realização de projetos e atividades com foco na geração de ocupação e renda; Contribuir com o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade para o aumento chances de ações empreendedoras em diversos segmentos culturais em interface com áreas afins; Apresentar e realizar atividades e técnicas de elaboração de projetos.

Carga-horária: 45h

Vagas: 20

Pré-requisito: Produtores culturais, artistas e participantes de entidades/associações do Grande Bom Jardim., acima de 16 anos e no mínimo o ensino fundamental concluído.

Professor: Wanderley Gradela

Dias: Terça, Quarta, Quinta e Sexta

Horário: 18h – 20h30

Data de início: 17/09/2013

 

6- Curso: Curso de Maquiagem e Efeitos Especiais

Objetivo: Orientar e ensinar os participantes a desenvolver técnicas de maquiagem de acordo com cada formato de rosto, idade ou ocasiãocom conhecimentos teóricos e práticos, necessários para a execução de procedimentos que deem ferramentas para elaboração de maquiagem social. Desenvolver e estimular o imaginário dos alunos usando a criatividade e habilidade para trabalhar na área de criação artística através desse campo técnico tão importante dentro das artes em geral.  Ajudar no aspecto motor e físico, ensinando-lhes a conviver em sociedade e grupo, respeitando e sendo respeitado.  Dar conhecimento básico para que cada aluno desenvolva sua própria técnica e busque aprofundar-se onde mais lhe interessar. Aprimorar o traço na maquiagem. Orientar o cliente quanto a correta indicação e adequação das formas cosméticas aos tipos de pele, com relação a diversidade climática brasileira  e as formas cosméticas existentes;

Carga-horária: 45h/a

Vagas: 20

Pré-requisito: Pessoa a partir de 14 anos grupos de teatro dança circo, artistas em geral com ou sem experiência em maquiagem, interessados em aprender e/ou compartilhar conhecimentos.

Professor: Maria Marques Lima

Dias: Segunda, Quarta e Sexta

Horário: 17h30- 20h30

Data de início: 16/09/2013

 

7- Curso: Prática de Conjunto

Objetivo: Conhecer diversos ritmos e inovações musicais contextualizando com seus respectivos momentos históricos. Vivenciar os elementos musicais (Pulso, tonalidades maiores e menores, modulação, funções dos acordes) e sua aplicação nas músicas. Criar e incentivar apresentações dos alunos.  Vivenciar os aspectos técnicos para produção de um show (Criação de mapa de palco, input list, rider) além de temáticas para as apresentações. Vivenciar uma gravação profissional em áudio e video para bandas. Incentivar a criação e o fazer musical criticamente dialogando com o repertório musical do século XXI e suas variadas vertentes. Distinguir as particularidades de cada ritmo musical. Conhecer e utilizar os conhecimentos de paisagem sonora através de instrumentos convencionais e não convencionais além do trabalho e prática de trilha sonora pensado-a em diversos contextos. (Entende-se por paisagem sonora a criação musical com a utilização de qualquer corpo sonoro seja instrumentos musicais comuns ou não, retirando deles sons diferentes.).

Carga-horária: 60h/a

Vagas: 15

Pré-requisito: Possuir seu próprio instrumento e levá-lo para a aula.  OBS: Cantores não precisam saber tocar algum instrumento.

Professor: Bruno Barros e Gabriel Nunes

Dias: Segunda e Quarta

Horário: 18h – 20h

Data de início: 11/09/2013

 

8- Curso: Introdução Danças Urbanas (Hip Hop Freestyle)

Objetivo: Fornecer subsídios teóricos apresentando a diferenciação dos estilos da dança de rua, histórico sobre os estilos. Aplicar movimentos básicos das Danças Sociais do Hip Hop e os Fundamentos do Hip Hop Freestyle. Contribuir a aptidão artística e com o exercício da criatividade. Montagem de um espetáculo, como resultado final do curso. Favorecer a socialização e a prática coletiva.

Carga-horária: 100h/a

Vagas: 20

Pré-requisito: A partir de 14 anos

Professor: Luiz Alexandre

Dias: Segunda, Quarta e Sexta

Horário: 18h- 20h

Data de início: 11/09/2013

9- Curso: Construção de Instrumentos Musicais

Objetivo: Instruir os participantes a confeccionar e manusear instrumentos percussivos, incentivá-los a conhecer e ingressar na ária da música, possibilitando aos mesmos o desenvolvimento de habilidades de reproduzir ou trabalhar com Luthiaria.

Carga-horária: 40h/a

Vagas: 20

Pré-requisito: Ser maior de 12 anos

Professor: Flávia Soledade

Dias: Quarta e Sexta

Horário: 14h- 17h

Data de início: 14/09/2013

10 – Curso: Musicalidade Percussiva

Objetivo: Transmitir conhecimento da cultura afro nordestina através de estudo teórico (básico) da música, analisando a grafia musical e seu significado (notas, valores, claves, compasso e ritmo) para a aplicação prática das definições.

Carga-horária: 60h/a

Vagas: 20

Pré-requisito: Maior de 12 anos

Professor: Flávia Soledade

Dias: Sábado

Horário: 8h – 11h

Data de início: 11/09/2013

11- Curso: Contação de Histórias

Objetivo: Desenvolver habilidades para análise de uma obra literária; Repassar os valores trazidos nos clássicos da literatura; Ensinar e divertir; Incentivar o hábito de leitura da literatura infanto-juvenil; Desenvolver sua capacidade de comunicação com o mundo; Desenvolver atividades lúdicas sobre as obras literárias; Montar esquetes de teatro de fantoches (com varetas e dedoches);

Carga-horária: 40h/a

Vagas: 15

Pré-requisito: Faixa etária de 7 à 12 anos; Leitores iniciantes ou leitores

Professor: Carol Costa

Dias: Segunda, Quarta e Sexta

Horário: 9h30 – 11h30

Data de início: 11/09/2013

12- Curso: História em quadrinhos

Objetivo: Proporcionar para que os alunos possam usar sua criatividade como ferramenta de criação para que possam desenvolver  seus trabalhos e ter a arte dos quadrinhos como um futura forma de geração de emprego e renda. Além de  utilizarmos o curso de história em quadrinhos como ferramenta de inclusão social. Despertando também o interesse pela arte de desenhar e produzir animações.

Carga-horária: 50h

Vagas: 15

Pré-requisito: Interesse na arte de desenhar

Professor: Valdecir Carvalho

Dias: Segunda a Sexta

Horário: 17h30 – 20h30

Data de início: 10/09/2013

13- Curso: Informática Básica e Mídias Digitais

Objetivo: O programa do curso é completo e abrangente, possibilitando ao aluno adquirir competências que farão dele um profissional diferenciado, ensinando-o a tem domínio sobre o pacote Office, configurações do computador, extensões de arquivos e rotinas comuns como gravar um CD e fazer uma impressão. Todo esse conhecimento compreende a informática básica e intermediária, quanto às mídias digitais o curso aborda uma noção da utilização do conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais. Utilizaremos principalmente a rede social facebook como mídia digital na estratégia de comunicação.

Carga-horária: 45h/a

Vagas: 12

Pré-requisito: A partir de 12 anos de idade.

Professor: Reginaldo Marinho

Dias: Terça e Quinta