ÓPERA, VIRTUOSISMO E VERDI

18 de março de 2013 - 14:20

O bicentenário do compositor italiano Giuseppe Verdi será lembrado pela soprano Tatiana Vanderlei no concerto “Homenagem a Verdi – 200 anos”, em única apresentação no dia 23 (sábado), às 19h30, no Theatro José de Alencar. A soprano brasileira, que desde 2005 reside na Itália, sobe ao palco principal do TJA com o pianista Vitor Duarte e a participação de Antônio Carlos (contratenor) e Daniel Sombra (tenor).

O programa terá duas partes: A primeira é dedicada aos vários compositores de ópera que usaram o virtuosismo vocal como meio de expressão musical: W. A. Mozart, A. Vivaldi, J. Offenbach e Leo Delibes. A segunda parte será dedicada a Verdi com a interpretação de: Saper vorreste – Un Ballo in Maschera; Non t’accostare all’urna – 6 Romanze 1838 – No. 1; Sul fil d’un soffio etesio – Falstaff; Ah la paterna mano – Macbeth; Sempre libera – La Traviata.

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (10.10.1813 – 27.01.1901) é considerado um dos compositores mais influentes do século XIX. Entre suas óperas: Macbeth, Il Corsaro, La Traviata, Aida eOtello.

A soprano

Tatiana Vanderlei nasceu em São José dos Campos (SP). Formou-se em Direito na Universidade Regional do Cariri em 1998. Em 2004 graduou-se em Canto na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde se especializou em Performance do Canto. Para se aperfeiçoar na música, a soprano mudou-se em 2005 para a Itália. Estudou música na Alemanha com Peter Nelson e Jan Hennig, música moderna com Monica Moldenhauer, ópera com Georgina Von Benza e interpretação com Bettina Lell.

A cantora já participou de vários concertos, incluindo um no Teatro Silvestrianum, em homenagem a Heitor Villa-Lobos, e no Teatro Filodrammatici, ambos em Milão, e em cidades como Bolonha, Capri, Chianciano, Bordighera, San Remo (Teatro Ariston), Sapri, Ravenna, Trossingen, Rotweil, L’Aquila e Foggia.

Programa do Concerto

Primeira Parte

1.   O zittre nicht – A Flauta Mágica – W. A. Mozart

2.   Nel profondo cieco mondo – Orlando furioso – A. Vivaldi

3.   Les oiseaux dans la charmille – Os contos de Hoffmann – J. Offenbach

4.   Un’aura amorosa – Così fan tutti – W. A. Mozart

5.   Ouvà la jeune indoue – Lakmè – Leo Delibes

6.   Son reo; l’error confesso – Mitridate, re di Ponto – W. A. Mozart

Intervalo

Segunda Parte – Tutto Verdi

1.   Saper vorreste – Un Ballo in Maschera

2.   Non t’accostare all’urna – 6 Romanze 1838 – No. 1

3.   Sul fil d’un soffio etesio – Falstaff

4.   Ah la paterna mano – Macbeth

5.   Sempre libera – La Traviata

MAIS CONCERTO EM MARÇO

Na última semana de março, dia 28 (quinta-feira), a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec), apresenta no palco principal do TJA o concerto Série Oficial, com o maestro convidado Richard Rosenberg (EUA) e Sérgio Monteiro (solista convidado). Será às 19h30 com acesso será gratuito.

PARA CONHECER O TJA

Teatro-monumento inaugurado em 1910, o Theatro José de Alencar tem uma porgramação de Visita Guada de terça a domingo, voltada para público de todas as idades. São 40 horários para percorrer o TJA com um guia que apresenta o ‘mais exuberante exemplar da arquitetura de ferro no Brasil’, como é citado por estudiosos da área, incluindo bastidores e rotinas de usos e ocupações. A Visita Guiada é um percurso que varia de acordo com a programação do teatro centenário. Aos domingos e feriados é realizada a Visita Guiada ao Jardim do TJA, projetodo pelo paisagista Roberto Burle Marx.

SERVIÇOS

Concerto Homenagem a Verdi – 200 anos – Dia 23 de março (sábado), às 19h30, no Theatro José de Alencar (palco principal. 750 lugares. Com a soprano Tatiana Vanderlei, Antonio Carlos (contratenor), Daniel Sombra (tenor) e Vitor Duarte (piano). Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza. Tel: (85)3101.2583. Ingresso: R$: 25,00 e R$: 12,50 (meia). Livre para todas as idades.

Concertos Série Oficial – Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho – Dia 28 (quinta), às 19h30 no Theatro José de Alencar (palco principal). Com Richard Rosenberg (maestro convidado – EUA) e Sérgio Monteiro (solista convidado). Grátis. Livre para todas as idades.

Visita Guiada ao TJA Terça a sexta: 9h, 10h, 11h, 12h + 14h, 15h, 16h, 17h. Sábados, domingos e feriados: 14h, 15h, 16h, 17h. R$ 2 e 4. Grátis todo dia 17 e todo último domingo do mês. Grátis sob prévio agendamento para escolas públicas e projetos sociais: (85)3101.2567 e 3101.2568.

Visita Guiada ao Jardim do TJA Domingos e feriados: 14h, 15h, 16h, 17h. R$ 2 e 4. Grátis todo último domingo do mês.

Rua Confúcio Pamplona, 340 – Benfica
Fortaleza-CE. CEP: 60.015-390