Museu do Ceará apresenta o Maciço de Baturité por meio de exposição e livro

25 de fevereiro de 2013 - 13:35

O Museu do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, apresenta a exposição fotográfica Maciço de Baturité: Patrimônio e Herança Cultural. Por meio dela, será mostrada a diversidade patrimonial de Baturité, uma das regiões cearenses de natureza e cultura mais ricas, tanto no alto da serra e suas encostas, como no sertão. Fauna, flora, clima e paisagens lhe dão uma identidade própria, associados a certos hábitos e costumes dos seus moradores.

Essa exposição já percorreu todos os municípios do Maciço e agora chega a Fortaleza a convite do Museu do Ceará. Na abertura, haverá também o lançamento da publicação Patrimônio do Ceará – Maciço de Baturité, como parte do Projeto Olhar Aprendiz – Arte, Educação e Cidadania Cultural, idealizado pelo Instituto Olhar Aprendiz com o patrocínio da Petrobras.

A exposição e o livro foram planejados para dar subsídio às atividades didáticas dos professores, mas contemplam qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais sobre essa região do Ceará. Ambos estão estruturados em temas, como o patrimônio natural, o patrimônio edificado, as artes, os jeitos de morar etc, comentados por pesquisadores como Roberto Galvão, Francisco Tavares e Gustavo Menescal.

Serviço

Abertura da exposição e lançamento do livro: 5 de março, às 18h30

Período da exposição: 5 de março a 4 de abril

Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51 – Fortaleza/ CE)

Telefone para agendamento de escolas: 3101 – 2610

Visitação gratuita

Preço do livro: R$ 15,00 (na Loja da Associação de Amigos do Museu do Ceará)

Contatos

Cristina Holanda (diretora do Museu do Ceará): 3101-2612

Francisco Tavares (AMAB): 8861-6263