Série Pensamento

10 de janeiro de 2013 - 17:24

Modernização da Cultura: Políticas para o Audiovisual nos governos Tasso Jereissati e Ciro Gomes – Ceará (1987 – 1998) – Alexandre Barbalho – Fortaleza: Editora UFC, 2005.

Sobre a obra: Atribuindo-se do conhecimento interdisciplinar, Alexandre Barbalho, que é historiador e sociólogo, faz uma análise das políticas culturais empreendidas pelos governos Tasso Jereissati e Ciro Gomes, principalmente, a que foi destinada para a área do audiovisual, no período citado. Análise esta em que teoria e prática dialogam e se fundem num esforço crítico para proporcionar ao leitor uma noção mais nítida entre as intenções dessas políticas culturais e seus reais resultados.

Sobre o autor: Professor do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da UECE. Graduado em Ciências Sociais pela UFC e em História pela UECE. Mestre em Sociologia pela UFC e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA. Autor dos seguintes livros: Relações entre Estado e Cultura no Brasil (1998); Cultura e imprensa alternativa (2000) e Lívio Xavier. Política e cultura (2004). Ex-presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (FUNCET), atualmente é Gerente de Célula de Desenvolvimento de Programas Especiais da Secretaria de Educação de Fortaleza.