Teatro da Ribeira dos Icós

Teatro da Ribeira dos Icós

Endereço: Rua 7 de setembro, s/n

Proprietário: Prefeitura Municipal de Icó

Características do bem tombado e justificativa do tombamento

Edifício com características neoclássicas, construído no século XIX (1860), pelo médico francês Dr. Pedro Thebérge, então radicado no Icó.

A parte posterior do edifício, ou de complemento, foi alterada no primeiro quartel desse século, conferindo-lhe feições hoje predominantes. Serviu durantes anos como casa de espetáculos cinematográficos, sofrendo algumas descaracterizações pela adaptação ao uso de então.

Praticamente em ruínas, chegou a ter sua coberta totalmente destruída.

Tendo sido listado pelo no Programa Cidades Históricas, o teatro foi totalmente recuperado no período de 1979/80, com projeto da Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Cultura e Desporto do estado, cabendo a obra a Secretaria de Cultura e Desporto do Estado, cabendo a obra a Secretaria de Obras do Ceará do Estado do Ceará (SOEC).

Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968, através do decreto n° 16.237 de 30 de novembro de 1983. (15.237 de 14 de setembro de 1982).