Sítio Caldeirão

7 de janeiro de 2013 - 17:24

Aprovado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural em 21 de março de 2005.

Sítio Caldeirão

Endereço: Distrito de Santa Fé

Proprietário: Prefeitura Municipal do Crato

Características do bem tombado e justificativa do tombamento

O Sítio do Caldeirão está localizado nas encostas da Chapada do Araripe, no Distrito de Santa Fé, a cerca de 20 km da cidade do Crato. É uma das áreas de interesse patrimonial de maior destaque no contexto histórico cearense, por ter sido o cenário entre os anos de 1928 e 1937 de uma experiência comunitária baseada na autogestão e na religiosidade popular, cujo líder foi José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço.

Atualmente, das várias construções edificadas para abrigar os camponeses participantes do movimento, restam a pequena capela de Santo Inácio de Loyola, relativamente conservada, e poucas casas em ruínas. Quanto à árida paisagem de entorno, esta permaneceu praticamente inalterada.

Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei nº 13.465, de 05 de maio de 2004.