Igreja de São Caetano

7 de janeiro de 2013 - 13:56

Endereço: Distrito de Naraniú

Características do bem tombado e justificativa do tombamento

Situada em Naraniú, distrito de Várzea Alegre, a Capela de São Caetano tem sua fachada principal voltada para a Casa Grande do antigo engenho de mesmo nome. Há, no entanto, a presença da rodovia CE-060 separando estes edifícios, o que vem a descaracterizar o sítio.
O partido original da capela é bem preservado: apresenta planta com nave, capela-mor, sacristia e um pequeno cemitério aos fundos da capela-mor.
O frontispício é vazado por apenas uma portada e, logo acima desta, uma janela do coro. Ambas as aberturas têm vergas retas e cercadura em argamassa. Essa frontaria, emoldurada por dois cunhais e cornija que desenvolve-se em volutas sobre um óculo cego, é rematada por um frontão recortado com decoração em estuque, o qual é coroado por uma cruz de ferro e flanqueado por dois pináculos invertidos, por conta de estarem danificados.
O acesso à igreja, além da porta principal, dá-se por três outras entradas localizadas, sendo uma na lateral direita, onde há também uma janela que dá para a capela-mor, e duas na fachada esquerda, sendo uma destas que dá para a sacristia, que contém uma janela. Há também nessa fachada duas janelas altas, sendo uma voltada para o coro e que abriga o sino e a outra, em nível inferior, atualmente entaipada, podendo ter servido como púlpito ou tribuna de acesso externo. Essas janelas possuem vergas retas e as demais, vergas em arco abatido.
Tipologicamente, trata-se de uma capela rural setentecista com partido em “T” incompleto, surgido no século XVII, mantido em uso durante todo o século seguinte, principalmente em capelas rurais como a de São Caetano.
Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968.