Estação Ferroviária

7 de janeiro de 2013 - 17:27

Aprovado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural em 22 de novembro de 2004.

Estação Ferroviária do Crato

Endereço: Praça Francisco Sá

Proprietário: Prefeitura Municipal do Crato

Características do bem tombado e justificativa do tombamento

A Estação Ferroviaria do Crato foi inaugurada em 08 de novembro de 1926, pelo ministro da viação, Dr. Francisco Sá. Localizada em frente a uma praça de especial evidência na malha urbana cratense, o edificio, por sua condição de estação ferroviaria foi construida afim de servir de abrigo temporário aos passageiros.

Por ser uma realização da primeira metade do século XX este prédio reflete esteticamente um período de transição, contudo reproduz soluções do ecletismo arquitetônico.

Trata-se de obra de evidente mérito arquitetônico, bem como constitui cenário de eventos significativos da história política e social da região, além de expressivo testemunho do desenvolvimento da cidade.

Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei nº 13.465, de 05 de maio de 2004.