Casa de Câmara e Cadeia – Museu Sacro São José do Ribamar

Museu Sacro São José do Ribamar

Endereço: Praça Cônego Araripe
Proprietário: Governo do Estado do Ceará

Características do bem tombado e justificativa do tombamento
Pequeno prédio de planta retangular. O primeiro pavimento, que servia de cadeia, foi erguido no século XVIII, com paredes de pedra e cal. O segundo pavimento, onde se reunia a Câmara data da seca de 1877 e foi construído com o fim de fornecer trabalho aos flagelados.
Na fachada, vêem esquadrias encimadas por tímpanos ogivais, características da arquitetura do último quartel do século passado, muito comuns no Brasil e particularmente no Ceará.
A adaptação para uso atual como museu ocorreu no ano de 1967. Devido ao estado precário em que se encontrava a edificação, o Museu foi fechado à visitação pública em 1978, sendo reaberto em setembro de 1980, após trabalhos de recuperação elaborados pela Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Cultura e Desporto do Ceará e Superintendência de Obras do estado do Ceará (SOEC).
Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968, através do decreto n° 16.237 de 30 de novembro de 1983.