História

4 de janeiro de 2013 - 12:04

A pedra fundamental do prédio que seria o Theatro foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, hoje praça José de Alencar. Mas o projeto não foi concretizado e dois concursos públicos foram realizados. No entanto, a obra realmente construída pouco tem das linhas apresentadas nos concursos. A idéia de construir um teatro jardim foi concebida através do projeto do capitão Bernardo José de Melo. Em 1904, na segunda administração de Nogueira Acioli, é oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar através da lei 768, de 20 de agosto.

Porém, passaram-se ainda quatro anos para as obras começarem, exatamente no dia 06 de junho de 1908, quando toda a estrutura metálica já se encontrava em Fortaleza e foi apresentada em praça pública numa grande exposição. As peças metálicas vieram de Glasgow, na Escócia, importadas pela Casa Boris e fundidas pela Walter Mac Farlane & Companhia.

O Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente no dia 17 de junho de 1910, com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pelos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge. Na praça, rodas de fogo, morteiros, foguetes e girândolas num verdadeiro milagre pirotécnico, abrilhantavam a festa. No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Theatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro – jardim.Mas o jardim mesmo só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma de 1974 a abril de 1975. Ele ocupa todo o espaço vizinho ao Theatro, pelo lado leste, onde havia antes um prédio que primeiro abrigou o Quartel de Cavalaria e em seguida o Centro de Saúde. Foi demolido em 1973.

Um novo prédio foi incorporado ao Theatro José de Alencar na reforma de 1989 a 1990. Identificado como anexo, o prédio situa-se no lado oeste, logo atrás da antiga sede da Faculdade de Odontologia. Possui 2.600 metros quadrados e dois pavimentos, com acesso independente pela rua 24 de Maio.

Alguns marcos na história do Theatro:

90 anos do Theatro em 2000 – comemorações iniciadas com 90 horas de espetáculos, entre 17 e 25 de junho, com apresentações de 2.500 artistas cearenses para 15 mil espectadores de todas as idades.

Espetáculos Em Cena – abertos em 2000 com Carlotta Ikeda, uma das mais festejadas artistas do butô na atualidade, e sua Companhia Ariadone (França), em temporada histórica; com espetáculos, oficinas e debates. A fertilidade desta primeira temporada de Ikeda no Nordeste brasileiro foi revivida na programação comemorativa dos 92 anos do Theatro quando o projeto Espetáculos Em Cena traz, também, pela primeira vez à Fortaleza, Antunes Filho com grupo de atores do Centro de Pesquisa Teatral (CPT), para temporada de espetáculos, palestra, mostra de vídeos, exposição e oficinas.

Encontro Nacional de Teatros-Monumentos – realizado em junho de 2002, com a perspectiva de reativar a Associação Nacional de Teatros-Monumentos e discutir uma política cultural que efetive o compromisso dessas instituições com suas cidades frente aos desafios da sociedade contemporânea.

 

 

 

 

 

Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525 – Praça José de Alencar – Centro
CEP: 60030-160 Fortaleza/CE
Entrada pela Rua 24 de Maio, 600 durante as obras de conservação e recuperação

Aberto ao público de terça-feira a domingo
Terça a sexta-feira: a partir das 9 horas
Sábados, domingos e feriados: a partir das 14 horas

Contatos:
(85) 3101.2596 – 8565.1002 – 8733.8417
facebook: /theatrojosedealencar
twitter: @tjalencar
tja@secult.ce.gov.br