Educação Através do Patrimônio

3 de janeiro de 2013 - 17:15

A Educação, através do patrimônio, é um eficaz instrumento de promoção do acesso a bens culturais e apropriação simbólica das conquistas históricas e sociais da humanidade. Uma única edificação pode revelar uma enorme quantidade de informações sobre o contexto cultural e social de uma determinada época, a história das técnicas tradicionais e dos sistemas construtivos utilizados por nossos antepassados.

Temos em nosso Estado, um considerável acervo de edificações históricas de grande relevância e que são de interesse à preservação e restauração. Apenas em Fortaleza, município sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, temos 25 edificações priorizadas para restauração pelo Prodetur, entre as quais podemos citar: Estação João Felipe (tombamento estadual); Theatro José de Alencar (tombamento federal); Casa José de Alencar (tombamento Federal); Theatro São José (tombamento municipal), Arquivo Público de Fortaleza (tombamento estadual), Recomposição formal e cromática das fachadas das edificações do entorno do CDMAC, (em processo de tombamento).

Somando à essa previsão de investimentos e indicando a importância de se conhecer e preservar o Patrimônio Cultural do Estado, a Secretaria da Cultura do Estado vem mantendo uma política de valorização do Patrimônio Arquitetônico, revelada na retomada das atividades do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará – COEPA, que vem cumprindo uma extensa lista de instruções e tombamento de edificações, o que não vinha sendo feito desde 1995, senão pontualmente, por decreto governamental. Quanto ao Patrimônio Imaterial, a Secretaria da Cultura, através da Lei n 13.351 / 03 – Lei dos Mestres da Cultura Tradicional Popular do Ceará, registrou entre os anos de 2004 e 2005, 24 Mestres da Cultura Tradicional do Ceará, dinamizando, divulgando e valorizando a cultura cearense.

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga
CEP: 60010 450 – Fortaleza/CE

Aberta ao público de segunda a sexta-feira,
das 8 às 12h e das 13h30min às 17h.
Acesso gratuito

Contatos: (85) 3238.1244