Arquivo Público realiza oficina para funcionários das secretarias do estado

19 de novembro de 2012 - 14:24

O Arquivo Público do Estado do Ceará, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, realiza até a próxima sexta-feira,23, no auditório da Secult, a oficina “Elaboração de Tabela de Temporalidade de Atividades Afins”. Segundo o diretor do Arquivo, Márcio Porto, a oficina, parceria entre a Secult e o Conselho Nacional de Arquivo-CONARQ, é voltada para funcionários, das secretarias executivas do estado, poder legislativo e judiciário, instituições estaduais e federais, que atuam no setor de arquivos.

Para o secretario da cultura, Professor Pinheiro, é de suma importância que as pessoas se tornem aliadas do Arquivo Público, cuidando da memória do nosso estado. O secretário lembra que muitas secretarias possuem setores de arquivos muito grande, porém com as mudanças eles vão se perdendo. “Devemos ter cuidado com nossa história, caso contrário ela irá desaparecer”, afirma Pinheiro.

Arquivo Público do Estado do Ceará

O Arquivo Público do Estado do Ceará tem como função recolher, preservar e divulgar documentos de valor histórico para referência e pesquisa. São correspondências, processos, relatórios, inventários, mapas, plantas e diversos outros documentos, emitidos pelos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e, também, de particulares, desde 1703.

Dos documentos antigos existentes no Arquivo Público destacam-se: o atestado de óbito do Padre Cícero; as viagens de Matias Beck ao Ceará do século XVIII; o inventário de Tristão Gonçalves e de dona Ana Triste, sua esposa; registros de terras de Fortaleza, do Século XIX. O Arquivo Público emite certidões de documentos cartoriais e transações paleográficas de documentação histórica e monta exposições temáticas.

Criado em 1916, o Arquivo Público funcionava na Biblioteca Pública do Estado. A partir de 1921, fez parte da Secretaria do Interior e Justiça. Em 68, vinculou-se definitivamente à Secretaria da Cultura do Estado, embora tenha percorrido vários prédios antes de instalar-se, em 93, na sede atual.

O prédio que abriga hoje Arquivo Público foi construído em 1880 pela família Fernandes Vieira. O Solar dos Fernandes é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e
19 sacadas no pavimento superior, que foi recuperado pela Secretariada Cultura do Estado.

Serviço:
Oficina “Elaboração de Tabela de Temporalidade de Atividades Afins”
Local: Auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (6°andar)
Data: de 19 a 23 de novembro