Edital Agentes de Leitura: Secult divulga resultado preliminar

29 de novembro de 2016 - 18:30

 


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) o resultado preliminar do VIII Edital Bolsa Agentes de Leitura do Ceará 2016. Dos 977 candidatos habilitados na fase anterior, 215 foram aprovados. Confira o resultado preliminar aqui.

Ao todo, o investimento do Governo do Estado no edital é de R$ 918.720,00, recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e destinados a promover o incentivo à leitura, com os agentes indo de casa em casa, realizando atividades de integração social e fruição literária, em um programa que também faz parte do Ceará Pacífico, beneficiando famílias dos bairros Bom Jardim, São Miguel e Vicente Pinzón, em Fortaleza (com 17 agentes), do bairro Dr. José Euclides, em Sobral (03 agentes), e do município de Juazeiro do Norte, também com 11 participantes.

Os agentes de leitura selecionados através do edital dedicarão 20 horas semanais ao projeto, recebendo bolsa de complementação de renda no valor de R$ 440,00, e atuarão nos bairros/comunidades onde vivem, atendendo diversas famílias com a disponibilização de livros e promovendo mediação para a leitura, incentivando a frequência na atividade. O acompanhamento das ações é feito por meio de relatórios mensais elaborados pelos agentes e enviados à Secult, de reuniões quinzenais com os agentes articuladores e de outras atividades promovidas pela Coordenação do projeto Agentes de Leitura.

Também serão selecionados Agentes de Leitura para atuar nos municípios de Abaiara, Acopiara, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Ararendá, Assaré, Cariré, Cariús, Croatá, Dep. Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granja, Ipaporanga, Itapiúna, Mauriti, Milhã, Novo Oriente, Parambu, Pedra Branca, Poranga, Porteiras, Quiterianópolis, Quixelô, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Uruoca e Viçosa do Ceará (seis agentes em cada cidade).



Democratizando a leitura

“O Edital Agentes de Leitura tem entre seus objetivos democratizar o acesso ao livro e à leitura para as famílias beneficiadas, ampliar a formação leitora das famílias, fortalecer as bibliotecas públicas e comunitárias dos municípios cearenses e contribuir para maior formação cultural dos bolsistas”, ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, responsável pela criação do programa em sua primeira passagem pela Secult, de 2003 a 2006.

“Outros objetivos importantes são contribuir para o programa Ceará Pacífico, por meio da incorporação dos Agentes de Leitura nas áreas de vulnerabilidade social, e para a ampliação e o fortalecimento das políticas de inclusão social e cidadania cultural no Ceará”, aponta o secretário, que também levou o programa ao Ministério da Cultura, quando atuou no MinC, contribuindo para que a ideia se expandisse em dimensão nacional, com diversos estados e municípios promovendo ações por meio de agentes de leitura.

“O programa Agentes de Leitura envolve várias áreas de política pública, desde a cultura, a educação, a juventude, a cidadania, o desenvolvimento social… A nova turma de agentes terá um grande papel a desempenhar nesses 34 municípios do nosso Estado, com muitos benefícios para as famílias e para as comunidades”, destaca o secretário.

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil, é, originalmente, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado/SECULT junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de diversas atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos que, mais tarde, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias.

No Projeto, cada Agente acompanha o processo leitor de 25 famílias por ele cadastradas, dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 41 municípios em 188 localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado, determinados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, com base nos critérios técnicos e no Índice de Focalização dos Agentes de Leitura/IFAL elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará/IPECE.