Rede de Pontos de Cultura do Ceará

 

Os Pontos de Cultura se tornaram uma referência de política cultural dentro e fora do Brasil, tendo sido adotados em vários países da América Latina, como Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Costa Rica. No Ceará não é diferente: a Rede Estadual Cultura Viva do Ceará é composta por 240 pontos.

 

Para fortalecer essa política, foi sancionada a Lei N.º 16.602, de 5 de julho de 2018, que institui a Política Estadual Cultura Viva, cujo objetivo é promover a produção e difusão da cultura e o acesso aos direitos culturais à população cearense, sendo uma política de base comunitária, territorial e ou temático-identitária, do Sistema Estadual de Cultura do Estado do Ceará.

 

Em 2017, foi lançado o Prêmio Pontos de Cultura do Ceará, com o objetivo de reconhecer e fomentar 50 entidades culturais da sociedade civil que foram chanceladas como “Ponto de Cultura” no âmbito da política do Programa Cultura Viva. O Governo do Estado, através da Secult, investiu o total de R$1,3 milhão na premiação que fortalecerá o campo artístico-cultural mobilizado pelos pontos de cultura, atendendo as diretrizes, objetivos e à meta 07 do Plano Estadual da Cultura e fortalecendo a rede estadual de pontos de cultura.

Lista Pontos de Cultura do Ceará