Maloca Dragão

 

A Maloca Dragão surgiu com o objetivo de celebrar o aniversário do Centro Dragão de Arte e Cultura, apresentando ao público centenas de atrações, entre shows, espetáculos cênicos de teatro, dança, circo, arte urbana, cultura popular, além de exposições, feiras de gastronomia, design e moda, lançamentos literários e sessões de cinema, debates e rodadas de negócios entre artistas e players de diferentes países. Atualmente o festival acontece durante seis dias, trazendo mais de 150 apresentações, 90% delas cearenses, com um público total circulante de 500 mil pessoas.

 

De 24 e 29 de abril de 2018, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, realizou a 5ª edição da Maloca Dragão, o maior festival de artes do Brasil, com programação totalmente gratuita no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em outros 20 pontos da Praia de Iracema e Centro de Fortaleza. Com o tema “As barricadas abriram caminho: 50 anos de maio de 68”, o festival convidou o público a fazer uma reflexão sobre esse momento histórico e os seus desdobramentos nos dias atuais.

 

Entre os destaques desta edição estiveram o lançamento da Maloca Futuro, uma rede de escolas criativas que vai abrir as portas do mundo da economia criativa para mais de 50 mil jovens cearenses, e o programa Conexões Maloca, mercado de negócios da Maloca Dragão que oportuniza um hub cultural do Ceará para o mundo e que além de promover um intercâmbio com renomados curadores e programadores de música, também trouxe convidados ligados às artes cênicas.