Festival Mi – Festival de Música na Ibiapaba

 

O Mi, Festival Música da Ibiapaba, é um festival de formação, gratuito, realizado anualmente pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar. Consolidado como um dos principais encontros de formação musical para alunos da rede pública estadual, músicos e instrumentistas do Ceará, em sua 14ª edição o MI expandiu sua programação artística, abarcando outras sonoridades. Além da música erudita, o festival entra em sintonia com a música instrumental e a música popular contemporânea.

 

A cidade de Viçosa, localizada na serra da Ibiapaba, é o cenário do Festival. A região se distingue pela natureza exuberante e pelo conjunto patrimonial histórico e arquitetônico que remete ao período colonial do Ceará, dando um charme a mais para o festival. Por ser também uma área de produção de flores, licores, artesanato, mel, cachaça e outros insumos, o Mi se apresenta como um festival pra aprender e viver com todos os sentidos. Em sua última edição foram 890 selecionados para as oficinas musicais, sendo 300 vagas para alunos e professores da rede pública estadual de ensino.

 

Um aspecto importante do MI em 2018 foi a introdução de discussões voltadas para a experiência e a inserção no mercado. Além disso, as políticas públicas de cultura voltadas para a música também entram na programação do festival, com o Encontro Estadual de Regentes de Bandas e o Encontro Setorial da Música, que deve reunir o fórum estadual e os representantes das entidades ligadas ao setor.