O QUE VOCÊ
PRECISA?
Arquivo Público do Estado do Ceará
Foto Jeny Sousa/Secult Ceará
O Arquivo Público do Estado do Ceará foi criado em 6 de setembro de 1916, como órgão vinculado à Biblioteca Pública. A partir de 1921, fez parte da Secretaria do Interior e Justiça. Em 1968, vinculou-se definitivamente à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), e desde sua fundação esteve sediado em vários prédios antes de se instalar, em 1993, na sede atual.
O prédio que abriga hoje o Arquivo Público foi construído em 1880 pela família Fernandes Vieira. O Solar dos Fernandes é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19 sacadas no pavimento superior, que foi recuperado pela Secult Ceará.
O Equipamento tem como função recolher, preservar e divulgar documentos de valor histórico para referência e pesquisa. São correspondências, processos, relatórios, inventários, mapas, plantas e diversos outros documentos, emitidos pelos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e, também, de particulares, desde 1703.
Dos documentos antigos existentes no Arquivo Público destacam-se o atestado de óbito do Padre Cícero; as viagens de Matias Beck ao Ceará, do século XVIII; o inventário de Tristão Gonçalves e de dona Ana Triste, sua esposa; registros de terras de Fortaleza, do século XIX entre outros.
Serviço
Arquivo Público do Estado do Ceará
Endereço: Rua Senador Alencar, 348, Centro. Fortaleza, CE.
Entrada franca.
Telefone: (85) 3101.2616
E-mail: apec@secult.ce.gov.br
Atendimento ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h.