Secult Ceará realiza quarta edição do
Seminário Cultura do Acesso
Voltado a qualificar gestores e coordenadores da Secretaria da Cultura e dos espaços públicos culturais mantidos pelo Governo do Ceará,
Seminário reúne referências do setor para debater temas atuais das políticas de acessibilidade
Descrição: Card digital com fundo claro e detalhes em rosa. O título diz: “4º Seminário Cultura do Acesso”. Abaixo estão os logos do Instituto Dragão do Mar, Instituto Mirante e Governo do Ceará.
Nos dias 27 e 28 de janeiro, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) realiza a quarta edição do “Seminário Cultura do Acesso”. Em 2025, a ação formativa traz o tema “Cultura em Rede” e busca aprimorar as políticas públicas de acessibilidade cultural nos espaços públicos de cultura mantidos pelo Estado.
A iniciativa é voltada exclusivamente para gestores e coordenadores da Secult Ceará e da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece). Assim, o Seminário visa debater e traçar estratégias de democratização do acesso e da acessibilidade em todas as dimensões de uma experiência artística que estes locais proporcionam.
Organizado pela Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural (Codac), a Coordenadoria da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Copec) e a Assessoria de Projetos Especiais, da Secult Ceará, o Seminário reúne referências do setor para debater o que de mais atual acontece nas políticas de acessibilidade.
“O Seminário Cultura do Acesso qualifica as políticas de acessibilidade nos espaços públicos culturais do Governo do Ceará e reafirma o compromisso de tornarmos a cultura acessível aos cearenses. Nosso objetivo é construir um Ceará mais justo e democrático, onde pessoas com deficiência, idosos e outras populações vivenciem plenamente todas as experiências culturais nos nossos equipamentos”, afirma a secretária da Cultura, Luisa Cela.
Serão abordados temas como as condições de trabalho dos profissionais Def, atendimento ao público com deficiência nos espaços culturais e acessibilidade na comunicação pública.
Durante os dois dias de mesas e rodas de debate, será possível conhecer, refletir e estudar os avanços no campo da acessibilidade.
“Essa retomada do Seminário Cultura do Acesso, com a proposta de uma formação interna junto a rede de equipamentos da secretaria é estratégica para podermos discutir, atualizar e fortalecer questões urgentes sobre o acesso e a acessibilidade na cultura, protagonizada a partir de experimentações e falas de convidados com deficiência”, destaca a orientadora da Célula de Acessibilidade da Secult, Thamyle Vieira.
Conheça a programação
O primeiro dia de atividades começa com um café da manhã e mesa de abertura com as presenças da secretária da Cultura, Luisa Cela; o secretário executivo da Cultura, Rafael Felismino e a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura, Gecíola Fonseca.
Também participam do momento, representantes das Organizações Sociais Instituto Dragão do Mar e Instituto Mirante de Arte e Cultura; Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural (Codac), Coordenadoria da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Copec) e a Assessoria de Projetos Especiais da Secult Ceará.
Em seguida, às 9h30, a doutora em psicologia social e especialista em acessibilidade cultural e Estudos da Deficiência, Camila Alves (RJ), apresenta fala sobre acessibilidade e o direito das pessoas com deficiência. Mulher cega, a convidada atua como consultora, palestrante e psicóloga clínica, além de ser cofundadora do Nexo Psicoterapia, espaço de atendimento clínico e de formação em psicologia.
Logo depois, às 10h20, será apresentada uma versão resumida dos eixos do Plano Estadual de Acessibilidade Cultural do Ceará (PEACE). Às 10h40, acontece a apresentação do Formulário de Pesquisa de Acessibilidade para os equipamentos culturais. Trata-se de importante ferramenta para avaliar a acessibilidade nos espaços culturais do estado.
Debate atual sobre acessibilidade
Na parte da tarde, às 14h, será constituída mesa sobre as condições de trabalho dos profissionais com deficiência, com a participação de Camila Alves (RJ), João Paulo Lima (CE) e Fernanda Santana.
Fernanda Santana é Secretária Geral da Associação Brasileira de Ação pelo Direito das Pessoas Autistas (Abraça). É mulher autista, ativista de Direitos Humanos, dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Neurodiversidade. Doutor em Dança, João Paulo Lima é artista, educador, performer e escritor. É ativista dos direitos das pessoas com deficiência e colabora com coletivos LGBTs de pessoas com deficiência no Brasil.
Esta atividade será acompanhada de um momento para debate. Às 15h30, será discutido o atendimento às pessoas com deficiência nos equipamentos culturais do Ceará, com as presenças de Gislana Vale (CE/RJ) e Lyvia Cruz (CE). O dia será encerrado com mais um momento para debate às 16h30.
Mulher cega, Gislana Vale é escritora, poeta, pesquisadora, consultora em Acessibilidade Cultural e vice-coordenadora do Fórum em Acessibilidade Cultural da Associação Brasileira de Artes Cênicas. Mulher surda, atriz, professora, tradutora e contadora de história em Libras, Lyvia Cruz é mestranda em Estudo da Tradução com foco em Tradução Literária.
Acessibilidade na comunicação pública
No segundo dia de seminário, a manhã será dedicada ao tema “Acessibilidade na Comunicação”, com a mediação de Thamyle Vieira. O painel contará também com as participações de Lyvia Cruz, Gislana Vale e Fernanda Santana, todas mulheres com deficiência.
A programação buscará refletir sobre a importância de tornar a comunicação mais acessível para todos, abordando questões fundamentais para o contínuo trabalho de uma política cultural acessível.
Segundo Thamyle Vieira, o Seminário Cultura do Acesso também será de suma importância para contribuir com o monitoramento da política de acessibilidade pela Secretaria da Cultura. “A ideia é promover uma transformação, abrindo caminhos para uma cultura cearense mais conectada com a diversidade humana em todas as suas expressões”, conclui a orientadora da Célula de Acessibilidade da Secult.
SERVIÇO
Seminário Cultura do Acesso
Data: 27 e 28 de janeiro
Horário: a partir das 08h30
Local: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes
Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema