Arquivo Nacional promove 10ª Semana Nacional de Arquivos com participação do Ceará
1 de junho de 2026 - 11:05
Ascom Secult I Isabel Mayara

Entre os dias 8 e 12 de junho de 2026, instituições arquivísticas de todo o país participam da 10ª Semana Nacional de Arquivos (SNA), iniciativa promovida pelo Arquivo Nacional em celebração ao Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 de junho. Neste ano, o tema da edição é “Arquivos, democracia e justiça social”, destacando o papel dos arquivos na garantia de direitos, na preservação da memória e no fortalecimento da cidadania.
No Ceará, a programação será realizada pelo Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC), equipamento vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), reafirmando o compromisso da política cultural do Estado com a preservação documental, o acesso à informação pública e a valorização da memória institucional cearense.
As atividades acontecem nos dias 8 e 9 de junho, no auditório do APEC, reunindo gestores, pesquisadores, profissionais da área arquivística e representantes de instituições públicas para debater experiências e desafios relacionados à gestão documental, transparência administrativa e preservação de acervos.
A abertura da programação, no dia 8 de junho, contará com a participação de Ricardo Andrade, representante do Arquivo Nacional no Nordeste; Isabely Pompeu, representando a COPAM; e Janaína Ilara, diretora do APEC e presidente da CEARQ.
Ainda no primeiro dia, será realizada a mesa “Acesso à informação também é justiça”, com apresentação do software livre brasileiro Farinha, conduzida por Ricardo Andrade, com mediação de Giusevilly. O debate propõe reflexões sobre tecnologias públicas voltadas ao acesso democrático à informação e à gestão arquivística.
Já no dia 9 de junho, a programação segue com a mesa “A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e suas diversas experiências no Ceará”, reunindo representantes das CPADs do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, do Município de São Gonçalo do Amarante, da Assembleia Legislativa do Ceará e da Controladoria e Ouvidoria Geral.
Encerrando as atividades, será apresentada a palestra “Eliminação sustentável de documentos arquivísticos na Universidade Federal do Ceará: experiências exitosas na Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFC”, abordando práticas sustentáveis e metodologias aplicadas na gestão documental universitária.
Segundo o Arquivo Nacional, a Semana Nacional de Arquivos consolidou-se como um espaço de reflexão, intercâmbio e difusão das práticas arquivísticas brasileiras, mobilizando instituições públicas, privadas e comunitárias em todo o país. A edição de 2026 enfatiza os arquivos como instrumentos essenciais para a transparência administrativa, o controle social e a preservação das múltiplas memórias da sociedade brasileira.
PROGRAMAÇÃO CEARÁ: https://drive.google.com/file/d/11MENqDB1u0A8iSZsBQvX65FIJ5-e_EHB/view?usp=sharing
Mais informações sobre a programação nacional podem ser acessadas em:
Semana Nacional de Arquivos 2026