Projeto Patrimônio para Todos inicia novo itinerário de oficinas de educação patrimonial em bairros periféricos de Fortaleza
12 de maio de 2026 - 13:24 #PPT #Projeto Patrimônio Para Todos
Ascom Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho - Texto
A iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho envolverá mais de 100 jovens de escolas estaduais de tempo integral na construção de um inventário cultural participativo dos bairros visitados
Projeto Patrimônio Para Todos 2025 (Foto: Sandy Albuquerque)
Começou nessa segunda (11/5), no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza/CE, o itinerário da edição 2026 do Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias. A ação, uma iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), vai realizar oficinas de educação patrimonial em cinco bairros: Granja Lisboa, Conjunto Esperança, Cajazeiras, Pirambu e Lagamar. As oficinas serão ministradas por 10 facilitadores formados(as) pela EAOTPS, envolvendo mais de 100 jovens moradores(as) dos bairros contemplados. A Escola de Artes e Ofícios é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
O conteúdo das oficinas procura desenvolver nos(as) participantes habilidades relacionadas à educação patrimonial, além de ofertar conhecimentos sobre produção textual, uso das novas tecnologias digitais, linguagem audiovisual e uso das redes sociais para divulgação dos bens culturais.
Durante as atividades, os(as) participantes realizarão uma pesquisa de campo para identificar e difundir as referências culturais que existem nos bairros contemplados, construindo de forma colaborativa um inventário patrimonial da localidade. O trabalho de campo é desenvolvido por meio de entrevistas com moradores(as) e registro audiovisual das referências culturais. O resultado é divulgado no perfil do instagram @patrimonioparatodos e na plataforma patrimonioparatodos.com.br. Os patrimônios identificados são classificados nas seguintes categorias: Saberes, ofícios e modos de fazer; Lugares de memória; Celebrações; Histórias e lendas; Guardiões da memória; e Expressões culturais.
Ao todo, o PPT já identificou e registrou mais de 700 referências culturais, envolvendo mais de 1700 jovens. Pelo terceiro ano consecutivo, os participantes do projeto serão selecionados por escolas estaduais de tempo integral dos bairros, numa parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc). “Uma das maiores virtudes do Projeto é trazer a educação patrimonial para dentro da escola e estimular uma reflexão crítica sobre a diversidade do patrimônio em nossa cidade”, ressalta Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.
Mais sobre o PPT
O Projeto é uma iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) e tem o intuito de sensibilizar a juventude de Fortaleza sobre a importância de conhecer e promover a diversidade do patrimônio cultural presente na cidade. O PPT já foi reconhecido nacionalmente em 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade e em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o Prêmio Inventários Participativos. A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) é parceira do Projeto.
Sobre a EAOTPS
A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço – Oficinas e pesquisa de campo do Projeto Patrimônio Para Todos
Granja Lisboa
EEMTI CAIC MARIA ALVES CARIOCA – Rua Sargento Barbosa
11 a 15/05, das 13h às 16h30
Conjunto Esperança
EEMTI PROFESSORA ADÉLIA BRASIL FEIJÓ – Rua Contorno Sul.
18 a 22/05 , das 13h às 16h30
Cajazeiras
EEMTI PROFESSOR PAULO AYRTON DE ARAÚJO – Br 116, 800
25 a 29/05 , das 13h às 16h30
Lagamar
EEMTI ESTADO DO PARÁ – Rua Djalma Petit, 589
08 a 12/06, das 13h às 16h30
Pirambu
CENTRO EDUCACIONAL DOM HÉLIO CAMPOS – Rua São Raimundo, 199
15 a 19/06, das 13h às 16h30
Obs.: Inscrições dos participantes das oficinas serão feitas pelas Escolas.