Pouso do Trabalhador: Pinacoteca do Ceará celebra um ano de programa que oferece respiro artístico na hora do almoço

27 de abril de 2026 - 10:55 #

Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto

Com 36 edições realizadas e mais de 400 pessoas atendidas, o “Pouso do Trabalhador” é uma atividade de convivência e aprendizado manual para quem circula pelo Centro de Fortaleza
Pouso do trabalhador (Foto: Marília Camelo)

Na semana em que se celebra o Dia do trabalhador, 1º de maio, a Pinacoteca do Ceará comemora o primeiro ano de atividades do programa “Pouso do Trabalhador”. Criado em maio de 2025, com o intuito de oferecer aos visitantes uma pausa lúdica e criativa em meio à correria do dia-a-dia, o projeto realizou ao longo deste primeiro ciclo cerca de 36 edições, alcançando mais de 400 participantes. O museu é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

A coordenadora de arte-educação da Pinacoteca, Simone Barreto, explica que a criação do projeto partiu da observação de que algumas pessoas não conseguiam participar das atividades do museu em outros horários por conta da jornada de trabalho. “A gente pensou esse programa para abranger diversos públicos, pessoas que estão passando pelo Centro nesse horário ou pessoas que trabalham aqui na vizinhança e que querem usar esse tempinho para produzir alguma coisa plástica, conversar e se encontrar”, afirma. A proposta é transformar o intervalo do almoço em uma experiência de fruição e descompressão, permitindo que o participante mude, ao menos por uma hora, o foco da produção laboral para a criação artística e manual.

Essa pausa criativa ocorre toda quarta-feira, das 12h30 às 13h30, ocupando o hall da Pinacoteca com oficinas de curta duração que não exigem conhecimento prévio. Os participantes têm acesso gratuito a aprendizados em manualidades como bordado, crochê, macramê, tecelagem, encadernação artesanal, colagem e kirigami, além de práticas de relaxamento e alongamento. O objetivo central é proporcionar uma experiência de fruição que se conecte ao cotidiano de quem está ou atua no Centro e entorno do Complexo Cultural Estação das Artes.

Com 15 vagas por edição e acesso por ordem de chegada, o programa reafirma um compromisso da Pinacoteca do Ceará em atuar como um museu-ateliê aberto e acessível que dialoga com o território vizinho. Nesta quarta-feira (29), Dia Internacional da Dança, a edição “Dois pra lá, dois pra cá” será conduzida pela arte-educadora Janaína Bento e vai convidar o público a dançar.

Os resultados desse primeiro ciclo aparecem nos relatos de quem frequenta as atividades, como o artesão Roger dos Santos. Para ele, as oficinas são um momento de relaxamento e aprendizado que pode ser levado para além das paredes do museu. “É interessante que a pessoa relaxa e aprende alguma coisa nova. Ocupa o tempo e aprende algo que dá para replicar em casa para a família”, relata o participante.

Sobre

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 272 mil visitantes.

Serviço

1 ano de Pouso do Trabalhador
Toda quarta-feira | 12h30 às 13h30

29/4/2026 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Dois pra lá, dois pra cá: oficina de dança
Com Janaína Bento
Local: Hall da Pinacoteca
Classificação Indicativa: livre
Acessibilidade: Libras
Gratuito. 15 vagas disponíveis por ordem de chegada