Abril Ferroviário: Museu Ferroviário celebra 300 anos de Fortaleza com percurso histórico, lançamento de cartilha e programação para todos os públicos

7 de abril de 2026 - 14:00 #

Ascom Museu Ferroviário - Texto

A programação também conta com uma atividade temática de Páscoa para as crianças e rodas de conversa com ferroviáriosCrédito: Robert Platt, 1935

O mês de abril será marcado pelo Abril Ferroviário no Museu Ferroviário Estação João Felipe, com uma programação especial que celebra os 300 anos de Fortaleza e o Dia do Ferroviário, comemorado em 30/04. Entre os destaques estão um percurso mediado por educadores museais pela cidade; o lançamento do segundo volume da Coleção Histórias Ferroviárias, agora com uma cartilha sobre a Estação Ferroviária Prof. João Felipe; e atividades de Páscoa para as crianças. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

O Museu Ferroviário Estação João Felipe é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Percurso e palestra celebram os 300 anos de Fortaleza

Em comemoração ao aniversário de Fortaleza, celebrado em 13 de abril, o Museu Ferroviário realiza duas atividades especiais. No sábado (11), das 9h às 12h, acontece o percurso “A cidade e os trilhos: 300 anos de Fortaleza”, que parte do Complexo Cultural Estação das Artes até a Ponte Metálica do Poço da Draga.

O itinerário sai do Museu Ferroviário Estação João Felipe e passa pelos pontos Praça da Estação, Praça dos Mártires (Passeio Público), Caixa Cultural Fortaleza, finalizando na Ponte Metálica/Ponte Velha do Poço da Draga. Durante o trajeto, os participantes serão convidados a refletir sobre a formação urbana da capital cearense a partir das ferrovias, relacionando memória, paisagem e território. A atividade conta com 25 vagas, com inscrições disponíveis neste link. Recomenda-se o uso de roupas leves, protetor solar e garrafa de água.

Já no dia 15 de abril, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), ocorre a palestra “Um legado sobre os trilhos: lugares de trabalho ferroviário que escrevem a história de Fortaleza”. O historiador e pesquisador Pedro Rebouças aborda os espaços de trabalho ferroviário, suas lutas por direitos sociais e a contribuição desses locais para a história urbana da cidade.

Dia do Ferroviário

A história ferroviária no Brasil começou há 172 anos, em 30 de abril de 1854, com a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis no Rio de Janeiro. Em alusão à data, que marca o Dia do Ferroviário, o Museu Ferroviário realiza o lançamento da cartilha Estação Prof. João Felipe. O material é o segundo volume da Coleção Histórias Ferroviárias, uma série de publicações desenvolvida para apresentar a via férrea cearense de forma simples e acessível aos diversos tipos de públicos.

A cartilha, que narra as transformações da centenária Estação Prof. João Felipe na capital cearense, ocorre no auditório da Kuya – Centro de Design do Ceará, a partir das 14h do dia 30. Após o lançamento, há ainda um bate-papo com o ferroviário Hamilton Pereira, engenheiro aposentado da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Durante a conversa, o memorialista irá compartilhar vivências relacionadas ao cotidiano das ferrovias e trabalhadores da área.

Atividades para toda a família


Caça às pistas (Foto: Fernanda Siebra)

Para o público infantil, a atividade de Páscoa ocorre no dia 12 de abril, domingo, com caça às pistas dentro da exposição do Museu e, em seguida, oficina de pintura de ovos de argila. As inscrições estão disponíveis neste link.

Pautada nas pessoas idosas, as Rodas de Conversa com Ferroviários são atividades que valorizam o saber e a memória dos trabalhadores da categoria. As atividades acontecem tradicionalmente nas quartas-feiras, às 14h. Em abril, a primeira ocorre no dia 8, com a temática “Os engenheiros da ferrovia: técnica, planejamento e construção”. Já no dia 15, a conversa é sobre “A RFFSA e os trabalhadores ferroviários”.

Em abril, acontecem duas visitas mediadas. A primeira, no dia 18, é mais uma edição do projeto Café nos trilhos: um passeio entre museus. A atividade propõe uma imersão no universo do café, desde a sua origem à chegada no Ceará.

A atividade é uma parceria entre o Museu Ferroviário e o Museu da Indústria, explorando as exposições Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará e Caminhos do Café no Ceará. No segundo momento, os participantes serão convidados para uma oficina de isogravura, que consiste na criação de gravuras no isopor. Serão disponibilizadas 15 vagas com inscrições disponíveis nas redes sociais do Museu Ferroviário.

Encerrando o mês, é realizada uma visita mediada à exposição Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará com acessibilidade em Libras. A atividade integra o programa Ferrovia Acessível, que tem o objetivo de fortalecer o Museu como um espaço da comunidade surda.

A exposição de longa duração, aberta de quarta a domingo, continua em cartaz no Museu Ferroviário, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes. Em Quixeramobim, na Estação Sesc de Educação Patrimonial, a mostra de curta duração Memórias em Movimento: Entre o Campo, a Estação e a Devoção também continua em exibição.

Abril no Museu Ferroviário Estação João Felipe

Rua 24 de Maio, s/n, Centro – Fortaleza, CE.
Gratuito e aberto ao público

Exposição Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará

De quarta a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 10h às 17h.
Entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento do Museu.
Local: Museu Ferroviário Estação João Felipe

Exposição Memórias em Movimento: Entre o Campo, a Estação e a Devoção

De segunda a sexta, de 8h às 11h e de 14h às 18h; sábado, de 8h às 12h
Local: Estação Sesc de Educação Patrimonial (Rua Rafael Pordeus, s/n, Centro, Quixeramobim)

Roda de Conversa com Ferroviários

08.04: Os engenheiros da ferrovia: técnica, planejamento e construção
15.04: A RFFSA e os trabalhadores ferroviários
Quartas-feiras, de 14h às 16h
Local: Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará – AFAC

300 anos de Fortaleza

Percurso “A cidade e os trilhos: 300 anos de Fortaleza”
11.04, sábado, de 9h às 12h
Rota: Museu Ferroviário Estação João Felipe, Praça da Estação, Praça dos Mártires (Passeio Público), Caixa Cultural Fortaleza, Ponte Metálica/Ponte Velha do Poço da Draga.

Palestra “Um legado sobre os trilhos: lugares de trabalho ferroviário que escrevem a história de Fortaleza”
15.04, quarta-feira, de 18h às 20h
Local: Universidade Estadual do Ceará, bloco H – Sala H3

Atividade infantil

Caça às pistas no Museu Ferroviário + Oficina de pintura de ovos de Páscoa
12.04, domingo, de 11h às 12h30
Local: Museu Ferroviário Estação João Felipe + Ateliê 2 da Pinacoteca do Ceará

Visitas mediadas

Café nos trilhos: um passeio entre museus + Oficina de isogravura
18.04, domingo, de 14h30 às 17h
Local: Museu Ferroviário Estação João Felipe + Museu da Indústria

Visita mediada acessível em Libras
25.04, sábado, 16h às 17h
Local: Museu Ferroviário Estação João Felipe

Dia do Ferroviário

Lançamento da cartilha “Estação Prof. João Felipe”, volume 2 da Coleção Histórias Ferroviárias + Roda de Conversa com Hamilton Pereira
30.04, quinta-feira, 14h às 16h
Local: Kuya – Centro de Design do Ceará (Rua Senador Jaguaribe, 323, Moura Brasil)