Com apoio da Secult, Paixão de Cristo de Quixeré é aberta nesta quinta-feira (2) com uma apresentação social adaptada

30 de março de 2026 - 16:01 # #

Ascom Paixão de Cristo de Quixeré - Texto

Comemorando 40 anos de trajetória, a encenação acontece de 2 a 4 de abril, com acesso gratuito.

Paixão de Cristo de Quixeré. Crédito: Gustavo Portela

A Paixão de Cristo de Quixeré completa 40 anos de trajetória em 2026. A temporada comemorativa, que acontece de 2 a 4 de abril (quinta a sábado), será aberta com uma sessão social adaptada, para garantir inclusão e acolhimento a todos os públicos, especialmente idosos e pessoas com deficiência ou sensibilidade auditiva e visual.

Com início nos três dias às 19h30 e duas horas de duração, a encenação da Paixão de Cristo de Quixeré acontecerá na antiga Cibrazem, localizada no bairro Nova Morada, espaço que, ao longo dos anos, tornou-se referência para grandes encenações ao ar livre na cidade.

Sessão Social na Abertura

Para proporcionar ao público um ambiente acolhedor e seguro, a sessão social contará com algumas adaptações. Na apresentação de abertura as cenas fortes serão reduzidas, os ruídos serão minimizados e não haverá queima de fogos. O espaço permanecerá iluminado durante toda a apresentação.

Com capacidade de público para 3.000 pessoas, nos três dias serão disponibilizadas 200 cadeiras em área reservada para público com necessidades especiais. Nos três dias haverá intérpretes de Libras.

A encenação

Realizado pela Associação Cultural Monsenhor Oliveira (ACMO), em parceria com a Trupe Motim de Teatro e a CONAP, o espetáculo envolve cerca de 180 pessoas, entre artistas e equipe técnica. O elenco é formado por 40 atores e 130 figurantes, majoritariamente talentos locais, fortalecendo a relação entre cultura, comunidade e tradição. Muitos participantes integram o projeto há anos, contribuindo para a construção de uma apresentação cada vez mais consistente e emocionante.

Os cenários são construídos em alvenaria, formando uma verdadeira cidade cenográfica que transporta o público ao contexto histórico da narrativa bíblica. Já os figurinos, confeccionados pelos próprios integrantes, são resultado de pesquisas históricas e referências bíblicas, buscando representar com fidelidade o período da história de Jesus Cristo.

A Paixão de Cristo de Quixeré – 40 anos de trajetória é uma realização da Associação Cultural Monsenhor Oliveira (ACMO) em parceria com a Trupe Motim de Teatro e a CONAP. Foi contemplada no 20º Edital Ciclo Ceará da Paixão – 2026, através da Secretaria da Cultura do Ceará, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Quixeré e da Câmara Municipal de Vereadores de Quixeré, além do apoio de outros patrocinadores da iniciativa privada.

Ficha técnica

Direção do espetáculo: Alexandre Martins
Direção de arte: Chico Henrique
Figurino: Toinho de Toni e Ivânio Sousa
Equipe técnica: Renê Lima, Leandro Ribeiro, Wescley Martins e Leuderlanio Ribeiro
Produção: Janaíle Soares, Graciene Santiago, Natália Kelly, Juliana Oliveira, Marília Gabriela, Célio Viana e Pedro Junior
Design: Leandro Ribeiro

Serviço

Paixão de Cristo de Quixeré – 40 anos de trajetória

Sessão social: 2 de abril (quinta-feira), às 19h30
Datas: 3 e 4 de abril (sexta-feira e sábado), às 19h30
Duração: 120min.
Local: Antiga Cibrazem – Bairro Nova Morada, em Quixeré, Ceará
Entrada: gratuita
Rede Social: @paixaodecristoquixere