Última semana para visitar a exposição “Amar se aprende amando” de Antonio Bandeira na Pinacoteca do Ceará
10 de março de 2026 - 13:02 #Dia Internacional da Mulher #Pinacoteca do Ceará
Ascom Pinacoteca - Texto
A mostra, inaugurada na abertura do museu, se despede do público neste domingo (15), com a exibição do documentário de Joe Pimentel sobre o pintor cearense. O museu oferece ainda, ao longo da semana, oficina, visitas, yoga e Conversa de Ateliê

Vista da exposição “Amar se aprende amando” (Foto: Marilia Camelo)
O encerramento da mostra “Amar se aprende amando”, que celebra o centenário de Antonio Bandeira, marca a programação da Pinacoteca do Ceará de 11 a 15 de março. Aberta desde dezembro de 2022, na inauguração do museu, a exposição é a maior já realizada sobre o pintor cearense e se despede oficialmente do público no próximo domingo (15). De quarta a domingo, os visitantes poderão participar também de oficina de crochê, prática de yoga, visita mediada e conversa de ateliê sobre a performance “Lápis Lazúli”. A Pinacoteca é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. O acesso é inteiramente gratuito.
A agenda de atividades começa na quarta-feira (11), com o Pouso do Trabalhador. Daiana Crochê leva ao público técnicas para a criação de peças inspiradas na cultura e na tradição têxtil brasileira na Oficina de Crochê. A ação, selecionada pelo Edital de Credenciamento lançado pelo museu em 2025, será realizada no hall, das 12h30 às 13h30. São 15 vagas preenchidas por ordem de chegada, com acessibilidade em Libras. No final da tarde, às 17h, a “Yoga ao Pôr do Sol” oferece a prática de hatha yoga conduzida por Keyvi Costa. São 20 vagas e as inscrições abrem uma hora antes na recepção do museu.
Na quinta-feira (12), a programação mergulha na investigação do corpo e da presença. Às 16h, ocorre a visita temática “Magnetismo do corpo” com a arte-educadora Juliana Ferreira, na exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”. A mediação parte da obra “Palíndromo Incesto”, de Tunga, para propor uma reflexão sobre um corpo pulsante e poético. A visita tem 20 vagas e acessibilidade em Libras. Logo em seguida, às 17h, a Pinacoteca recebe a Conversa de Ateliê “Lápis Lazúli: processo de criação” com a artista cearense Jussara Correia. O encontro tem 30 vagas e é um desdobramento da performance apresentada pela artista no Dia Internacional da Mulher. Ambas as atividades têm as inscrições abertas uma hora antes do início, na recepção.
Na sexta-feira (13) e no sábado (14), o público pode participar das visitas mediadas pelas exposições em cartaz no museu. Cada visita dispõe de 20 vagas, acessibilidade em Libras e começam às 15h.
Antonio Bandeira se despede da Pinacoteca do Ceará
A exposição “Amar se aprende amando” encerra um ciclo iniciado na abertura da Pinacoteca do Ceará, como parte da mostra inaugural “Bonito pra Chover”. Com curadoria de Bitu Cassundé e Chico Cavalcante Porto, apresenta pinturas, cadernetas, desenhos e estudos que revelam o processo criativo de Antonio Bandeira. A mostra celebrou o centenário de nascimento do artista fortalezense, reunindo um conjunto inédito de 608 itens do acervo do Governo do Estado do Ceará.
O domingo (15), dia do encerramento da mostra de Bandeira, traz uma atividade especial. No auditório, às 15h, será exibido o documentário “Antonio Bandeira: o poeta das cores”, dirigido por Joe Pimentel. O filme faz uma imersão nas memórias do pintor através de relatos de seu sobrinho Francisco, desvendando sua trajetória e legado. A sessão tem 100 vagas, por ordem de chegada, e contará com a presença do diretor. A classificação indicativa é de 14 anos.
/// Confira mais informações sobre a mostra AQUI
Também no domingo, o Ateliê Criança Cria realiza a oficina “Ilustrando capas de livros” com Ka Araújo, para os pequenos a partir de 6 anos de idade. São duas sessões, às 10h e às 15h. A criançada terá como referência a obra “Keté – Sujinho de Terra”, presente na exposição de Bandeira, para criar e ilustrar suas próprias capas de livros. São 15 vagas por sessão, preenchidas por ordem de chegada.
Em cartaz
Além de “Amar se aprende amando”, que encerra esta semana, a Pinacoteca do Ceará mantém em exibição duas grandes exposições, ambas inauguradas em 2025: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, em cartaz até 26 de abril de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, podendo ser visitada até 24 de maio de 2026.
O público pode conferir ainda a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro. A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
Sobre a Pinacoteca do Ceará
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 272 mil visitantes.
Serviço
/// Programação – Pinacoteca do Ceará de 11 a 15 de março de 2026
11/3/2026 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso Do Trabalhador “Oficina de Crochê”
Com Daiana Fernandes
Local: Hall da Pinacoteca
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
Gratuito. 15 vagas, acesso por ordem de chegada.
11/3/2026 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol [Hatha]
Com Keyvi Costa
Local: Pátio
Classificação Indicativa: Livre
Gratuito. 20 vagas disponíveis a partir de 1h antes da atividade.
11/3/2026 | quinta-feira | 16h às 17h
Visita Temática “Magnetismo do corpo”
Com Juliana Ferreira
Local: Exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos“
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
Gratuito. 20 vagas disponíveis a partir de 1h antes da atividade.
12/3/2026 | quinta-feira | 17h às 18h
Conversa de Ateliê “Lápis Lazuli: Processo De Criação”
Com Jussara Correia
Local: Ateliê 3
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
Gratuito. 30 vagas disponíveis a partir de 1h antes da atividade.
13 e 14/3/2026 | sexta e sábado | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
Gratuito. 20 vagas disponíveis a partir de 1h antes da atividade.
15/3/2026 | domingo | manhã 10h30 às 11h | tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Ilustrando capas de livros”
Com Ka Araújo
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Gratuito. 15 vagas disponíveis a partir de 1h antes da atividade. Para crianças a partir de 6 anos acompanhadas de um responsável.
15/3/2026 | domingo | 15h às 16h30
Antonio Bandeira: o poeta das cores (2024, 80’)
Direção: Joe Pimentel
Local: Auditório
Classificação Indicativa: 14 anos
Gratuito. 100 vagas, acesso por ordem de chegada.
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.