Sarau, visita com curadores e atividade infantil são destaques nos dias após o carnaval na Pinacoteca do Ceará
19 de fevereiro de 2026 - 10:01 #Pinacoteca do Ceará
Ascom Pinacoteca - Texto
O museu retoma as atividades na quarta-feira (18), celebrando a exposição de Antonio Bandeira com sarau, visita mediada com curadores e Ateliê Criança Cria

Sarau na exposição Amar se aprende amando. Thales Azigon; Nina Rizzi e Mateus Fazeno Rock. (Foto: Marília Camelo)
A Pinacoteca do Ceará — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte — retoma suas atividades após o feriado de Carnaval, na quarta-feira (18), a partir das 14h. A programação da semana é marcada por atividades na exposição “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira, que se despede do museu no próximo dia 15 de março. Além disso, entre os destaques da semana, está a Conversa de Ateliê com o pesquisador e curador cearense Rodrigo Lopes. O acesso a todas as atividades é gratuito.
Na quinta-feira (19), às 16h, o público pode participar da visita temática “Outros Olhares” com Liza Maria, um percurso pelas exposições “Existências paralelas” e “Amar se aprende amando”. A atividade convida os visitantes a um momento de observação além do modo habitual, propondo diferentes práticas para analisar as obras por outros ângulos. A visita conta com acessibilidade em Libras e 20 vagas. Na sexta-feira (20), às 15h, é realizada uma visita mediada pelas exposições em cartaz com os arte-educadores do museu, também com acessibilidade em Libras e 20 vagas. As inscrições para as visitas começam uma hora antes do início, na recepção.
CONVERSA DE ATELIÊ COM RODRIGO LOPES
Também na sexta-feira (20), a Pinacoteca do Ceará recebe, às 17h, o pesquisador e curador Rodrigo Lopes para a Conversa de Ateliê: “Quando nossas imagens entram no museu”. Rodrigo é um dos convidados do programa de formação Ateliê de Saberes: Construções coletivas em arte-educação, que este ano tem o patrocínio do Fundo Museu Escola da Família Hees. A conversa, no auditório do museu, propõe uma reflexão sobre o que acontece quando o álbum de família e fotos pessoais, que estão guardados nas casas, entram no museu, transformando-se em documentos de identidade. A atividade, com 100 vagas e classificação livre, é gratuita e aberta ao público.
AMAR SE APRENDE AMANDO
No próximo dia 15 de março, a exposição “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira, se despede do público na Pinacoteca. Para marcar o encerramento da mostra que é uma das maiores do artista já realizadas, o museu oferece diversas atividades que celebram a mostra que está em cartaz desde a abertura da instituição, em dezembro de 2022. O sábado (21) contará com duas atividades na exposição.
A partir das 17h, Bitu Cassundé e Chico Cavalcante Porto, curadores da mostra, vão mediar uma visita que oferece um olhar aprofundado sobre a obra do artista. Logo em seguida, às 18h30, a Pinacoteca promove o Sarau “Amar se Aprende Amando”, com a participação de Mateus Fazeno Rock, Tales Azigon e Nina Rizzi, no espaço expositivo. Os artistas convidados farão uma leitura dos poemas de Antonio Bandeira que atravessa toda a obra do pintor por meio do afeto, ativando o espaço expositivo por meio da palavra falada e da escuta coletiva. As atividades ocorrem na exposição e contam com acessibilidade em Libras. A visita tem 20 vagas e o sarau, 30. As inscrições começam com uma hora de antecedência, na recepção.
O domingo (22) traz mais uma atividade sobre a exposição, desta vez para o público infantil, o Ateliê Criança Cria “Acervinho: Desmontando Antonio Bandeira” com Amanda Oliveira, em duas sessões às 10h e às 15h. A atividade é uma vivência lúdica para crianças a partir de 5 anos sobre os profissionais que atuam na museologia e convida a criançada a realizar os laudos de desmontagem das obras do artista, brincando e aprendendo sobre conservação do acervo. São 15 vagas por sessão e as inscrições na recepção por ordem de chegada.
EM CARTAZ
A Pinacoteca do Ceará mantém em exibição três grandes mostras: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, segue em cartaz até 26 de abril de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, pode ser visitada até 24 de maio de 2026; e “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira, que termina no próximo dia 15 de março.
O público pode conferir ainda a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro. A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 272 mil visitantes.
SERVIÇO
Programação – Pinacoteca do Ceará de 18 a 22 de fevereiro
19/2/2026 | quinta-feira | 16h às 17h
[VISITA TEMÁTICA]
Com “Outros Olhares”
Local: Com Liza Maria
Classificação Indicativa: Local: Exposições “Existências paralelas – acervo em (des)construção” e “Amar se aprende amando”
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
20/2/2026 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras 20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
20/2/2026 | sexta-feira | 17h às 18h30
[CONVERSA DE ATELIÊ]
Com Quando nossas imagens entram no museu
Local: Com Rodrigo Lopes
Classificação Indicativa: Local: Auditório
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
21/2/2026 | sábado | 17h às 18h
Visita mediada à exposição “Amar se aprende amando”
Com os curadores Bitu Cassundé e Chico Cavalcante Porto
Local: Exposição “Amar se aprende amando”
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras 20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
21/2/2026 | sábado | 18h às 19h30
Sarau “Amar se aprende amando”
Com Mateus Fazeno Rock, Tales Azigon e Nina Rizzi
Local: Exposição “Amar se aprende amando”
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras 30 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
22/2/2026 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
[ATELIÊ CRIANÇA CRIA]
Com “Acervinho: Desmontando Antonio Bandeira”
Local: Com Amanda Oliveira
Classificação Indicativa: Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre 15 vagas. Para crianças a partir de 5 anos acompanhadas de um responsável. Inscrições por ordem de chegada