Secult Ceará convida alunos e alunas do Virando o Jogo para assistir “O Agente Secreto” no Cineteatro São Luiz

11 de fevereiro de 2026 - 15:48

ASCOM SECULT I João Umberlino

Secult Ceará fortalece a diretriz da Cidadania Cultural: Projeto faz parte do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio) e visa ampliar oportunidades de jovens de todo o Estado 



Por @DazFotos

Quando o ensino se une à cultura, o aprender se torna mais divertido e completo. Foi isso que vivenciaram os alunos e alunas de Audiovisual e Social Media do projeto Virando o Jogo, parte do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), na última sexta-feira (6).

Os jovens foram convidados para assistir ao filme “O Agente Secreto”, candidato ao Oscar em quatro categorias (Melhor Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Filme), no Cineteatro São Luiz, espaço cultural que faz parte da Rede Pública de Espaços Culturais da Secretaria da Cultura.

Mais do que um momento de lazer, a ida ao cinema se tornou uma aula de campo e uma experiência muito comemorada pela Gerente de Área do Virando o Jogo, Rayssa Pimentel. “Foi um momento bem significativo, porque tenho certeza que cada jovem saiu daqui com experiência, com história, com um sonho para concretizar quando acabar o curso de qualificação”, ressaltou Rayssa.

A visita ao cinema do Cineteatro São Luiz também marcou a primeira vez de alguns alunos no espaço cultural da Secult Ceará. “É a minha primeira vez aqui. Acho que é um local muito bonito, é um prédio histórico, muito belo por dentro e tudo mais”, relatou Artur Souza da Silva, de 20 anos e aluno de Social Media do Virando o Jogo.

“O AGENTE SECRETO”: DESTAQUE INTERNACIONAL

O filme escolhido para ser assistido pelas turmas foi “O Agente Secreto”. Nos últimos meses, a produção cinematográfica brasileira feita no Nordeste e com atores nordestinos tem ganhado cada vez mais os holofotes ao vencer premiações do cinema.

Por @DazFotos

A última grande conquista foram as quatro indicações para o Oscar 2026, uma das principais premiações estadunidenses. O filme concorrerá, no dia 15 de março, às categorias de “Melhor Filme”, “Melhor Filme Internacional”, “Melhor Ator” e “Melhor Elenco”.

VIRANDO O JOGO

Iniciado em Fortaleza no ano de 2019, Virando o Jogo é um projeto do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), do Governo do Ceará, que acredita na juventude como chave da transformação. O projeto se expandiu pelo Ceará e em 2023 se integrou ao Programa PreVio, abrindo 10 mil vagas em 10 municípios do Estado.

Com foco na formação de jovens de 15 a 22 anos em diversas profissões, como Audiovisual, Iniciação em dança, Teatral, Fotografia, Digital, Desenho e Pintura, RAP e DJ, o PreVio busca ampliar as chances desses jovens no mercado de trabalho.

Por @DazFotos

Gennifer Menezes dos Santos, de 19 anos, é uma das alunas de Social Media do Virando o Jogo que pôde aprimorar suas habilidades na área com os ensinamentos do projeto. “Aprendi várias técnicas de edição, de ângulos de fotografia também, técnicas de cinema mesmo, de filmagem, câmera também. Tive o primeiro contato com a câmera profissional, com toda aquela produção por trás dos filmes, então a gente teve bastante dessa experiência prática e teórica”, pontuou a aluna.

PARCERIA COM A CULTURA DO CEARÁ

Em uma parceria entre Virando o Jogo e a Secretaria da Cultura, as turmas do projeto puderam vivenciar experiências que aprofundaram a relação com a cultura. Foram visitas e aulas de campo nos espaços culturais, além de encontros para falar sobre o mercado cultural.

Os espaços culturais que receberam visita das turmas de Audiovisual, Fotografia e Rap do projeto foram: Cineteatro São Luiz, Museu da Imagem e do Som, Pinacoteca do Ceará e Theatro José de Alencar.