Com apoio da Secult, projeto PETECCA divulga agenda cultural de fevereiro
9 de fevereiro de 2026 - 11:44
Ascom Petecca I Kennedy Saldanha

Divulgação projeto PETECCA
O projeto PETECCA vem se consolidado como um programa de transmissão de saberes ancestrais. Ao longo dos seus encontros formativos tem oportunizado aos participantes um mergulho nas raízes da cultura popular cearense, guiados por arte-educadores, pesquisadores e mestres da cultura. Esta interação tem buscado transcender a mera transmissão de conhecimento técnico ao criar uma ponte viva entre gerações e a cultura popular em sua essência.
Durante este mês de novembro o projeto recebe o Mestre Rafael de Paulo, Mestra Mazé e Mestre Rainha Almeida – representantes do reisado, das tradições juninas e do maracatu -, que irão compartilhar suas experiências e saberes, estimulando o senso de pertencimento e responsabilidade pela preservação de nosso patrimônio imaterial.
Segundo a idealizadora do projeto, a pesquisadora Paula Silveira, essas vivências não apenas transmitirão técnicas e movimentos, mas principalmente o espírito e a história por trás de cada manifestação, garantindo que o legado cultural cearense continuará vivo e pulsante nas futuras gerações. “O PETECCA, ao conectar diretamente os jovens com esses “tesouros vivos”, reafirmará seu compromisso com a valorização e a preservação do nosso patrimônio e dos nossos saberes.” Mais do que aulas ou oficinas, esses encontros representarão um intercâmbio pedagógico e afetivo de valor inestimável.
Sobre o Petecca:
A Escola de Tradições e Cultura Popular Crianças Aprendentes (PETECCA) é uma iniciativa dedicada à educação cultural de crianças, com foco na valorização e preservação das tradições e da cultura popular brasileira. Através de atividades lúdicas e interativas, o PETECCA busca despertar nas novas gerações o interesse e o respeito pelo patrimônio imaterial do Brasil. O Projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.399, de julho de 2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Serviço: Projeto PETECCA – Programação de Fevereiro
Local: Sede do Projeto Criança Feliz
Rua Gaudioso de Carvalho, 302, Floresta, Fortaleza/CE
Programação de Fevereiro
Aconteceu:
Vivência em Reisado com Mestre Rafael de Paulo (03/02):
As crianças foram introduzidas ao universo do Reisado Brincantes Cordão do Caroá. Mestre Rafael de Paulo, líder do grupo desde 2013, conduziu os jovens pelos ritmos, entremeios, embaixadas e o jogo de espada que compõem a Folia de Reis. Essa imersão permitiu aos alunos compreenderem a manifestação como uma “forma afirmativa de manutenção da cultura tradicional”, nas palavras do próprio mestre.
Vivência com Mestra Mazé – Tesouro Vivo pelas Tradições Juninas (06/02):
Maria José Costa Carvalho, a Mestra Mazé, Tesouro Vivo da Cultura do Ceará desde 2015, compartilhou sua paixão e conhecimento sobre o ciclo junino. Natural de Caucaia, a mestra promoveu uma roda de saberes e ensinou danças típicas, despertando o encanto dos participantes por uma das festividades mais características do Nordeste.
Acontecerá:
Vivência com Mestre Rainha Almeida – Tesouro Vivo pela Tradição do Maracatu (20/02):
José Maria de Paula Almeida, o Mestre Rainha Almeida, figura emblemática do Maracatu cearense e Tesouro Vivo da Cultura, dedicou mais de 40 anos à manifestação. Membro do Maracatu Nação Iracema e fundador do Espaço Cultural Toinho Marinheiro, o mestre conduziu uma roda de saberes e ensinou o passo cadente do Maracatu, um ritmo vibrante que carrega a história da resistência afro-brasileira no Ceará.