Com apoio da Secult, LETRA VIVA – Festival da Poesia de Fortaleza abre sua sexta edição com oficina de Poesia em Libras neste sábado (31)

28 de janeiro de 2026 - 13:38 # #

Ascom Letra Viva - Texto

Renata Freitas (Foto: divulgação)

A sexta edição do Projeto LETRA VIVA – Festival da Poesia de Fortaleza traz como destaque a acessibilidade por meio da poesia. A programação tem início neste sábado (31), às 9h, no Centro Cultural Belchior, com a oficina “Poesia em Libras: linguagem poética e técnicas de poesia”, que terá como facilitadora Renata Freitas, poeta, professora e tradutora de Libras. A ação formativa visa habilitar os participantes a criar e expressar poemas em Libras, promovendo a acessibilidade e a inclusão por meio da arte poética. A proposta é mostrar/apresentar aos participantes possibilidades para o fazer poético em libras. Assim, o objetivo é fomentar a produção poética através da Libras. A oficina continuará no sábado seguinte, dia 07 de fevereiro, no mesmo horário e local.

A programação continuará no Centro Cultural Belchior, no dia 28 de fevereiro, a partir das 18h, com um Seminário e, em seguida, um Sarau Literário em Libras, finalizando no dia 05 de março, às 19h, com o tradicional Sarau da Poesia de Fortaleza.

O projeto vai lançar a publicação, intitulada “Mei-Pão”, inspirada no órgão de imprensa (jornal) da Padaria Espiritual, “O Pão”, em formato digital, contendo uma coletânea de poemas das/dos poetas especialmente selecionadas/os desta edição, a ser disponibilizada no site do projeto, com download grátis.

Toda a programação será gratuita e aberta à participação da comunidade em geral.

LETRA VIVA – Festival da Poesia de Fortaleza é uma iniciativa cultural criada para valorizar, promover e difundir a cena poética contemporânea da capital cearense, com foco em poetas que estejam em atividade. Idealizado por Franciscus Galba e Talles Azigon, o festival estreou, em 2017, como uma ação inédita em Fortaleza e no Ceará, dedicada à criação, fruição e difusão da poesia.

Com cinco edições realizadas entre 2017 e 2024, o festival chega à sua sexta edição fortalecendo a diversidade e a integração dos agentes da cena poética local. Ao longo de sua trajetória, também lançou importantes produtos culturais, como um site especializado, livro, webdocumentário e e-book sobre a cena poética local, além de um catálogo digital de poetas de Fortaleza.

LETRA VIVA – Festival da Poesia de Fortaleza – VI Edição é um projeto cultural habilitado no 14° Edital Ceará das Artes – Literatura, da Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Tem como proponente o produtor e gestor cultural cearense, Franciscus Galba.

A realização é da Letra Viva Cultura Inteligente e do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura. Conta com o apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Tem a parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), via Centro Cultural Belchior, gerido pelo Instituto Cultural Iracema, e da Editora Substânsia.

“ESTE PROJETO É APOIADO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA E PELA SECRETARIA DA CULTURA DO CEARÁ, COM RECURSOS PROVENIENTES DA LEI FEDERAL N.º 14.399 DE JULHO DE 2022”.

 Serviço:

LETRA VIVA – Festival da Poesia de Fortaleza – VI Edição

Oficina “Poesia em Libras: linguagem poética e técnicas de poesia”

Dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro
Horário: 09 às 13h
Local: Centro Cultural Belchior – Praia de Iracema
Medida de Acessibilidade oferecida pelo Projeto: Acessibilidade Comunicacional, através do Serviço de interpretação de Libras/Português
Atividade gratuita mediante inscrição
Mais informações:poesiadefortaleza@gmail.com
Site do Projeto:www.poesiadefortaleza.com.br
Instagram: @poesiadefortaleza