Pinacoteca do Ceará recebe Renata Bittencourt para conversa sobre representação da mulher negra na arte

26 de janeiro de 2026 - 12:08 #

Ascom Pinacoteca - Texto

A atividade é aberta ao público. A diretora de educação do Instituto Moreira Salles (IMS) abre, ainda, o primeiro módulo do Ateliê de Saberes

Pinacoteca do Ceará — que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte — realiza a Conversa de Ateliê “A imagem da mulher negra na história da arte”, com a historiadora da arte e atual Diretora de Educação do Instituto Moreira Salles (IMS), Renata Bittencourt. O evento acontece no sábado do dia 31 de janeiro, das 18h às 20h, no auditório do museu. A atividade, gratuita e acessível em Libras, conta com 100 vagas e a inscrição será feita por ordem de chegada.

Entendendo que é preciso criar novas histórias da arte para o estudo e a interpretação da imagem do negro, o debate propõe um mergulho em obras que trazem imagens de mulheres negras concebidas no contexto da diáspora afro-atlântica, buscando seus sentidos originais e aqueles que se atualizam pelo nosso olhar de hoje. Renata Bittencourt também é uma das convidadas do programa de formação Ateliê de Saberes: Construções coletivas em arte-educação, que este ano tem o patrocínio do Fundo Museu Escola da Família Hees. Ela vai ministrar o primeiro módulo da formação ainda em janeiro. As inscrições para o curso já estão encerradas.

SOBRE RENATA BITTENCOURT

Renata Bittencourt é educadora, gestora cultural e historiadora da arte. Sua formação inclui mestrado e doutorado com pesquisas que investigam a representação da figura negra na arte brasileira (Unicamp). Ela possui uma trajetória na gestão de grandes instituições culturais, tendo atuado no Itaú Cultural, na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, como Secretária da Cidadania e da Diversidade do Ministério da Cultura, e como Diretora de Processos Museais no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram – MinC) e Diretora Executiva do Instituto Inhotim. Atualmente, atua como Diretora de Educação do Instituto Moreira Salles desde 2020.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 267 mil visitantes.

SERVIÇO 

Conversa de Ateliê “A imagem da mulher negra na história da arte”

Com Renata Bittencourt
Quando: 31/01/2025 | Sábado | 18h às 20h
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre
Acessibilidade em Libras
100 vagas. Participação por ordem de chegada