Com apoio da Secult, CINE+ Itapipoca abre Chamada Pública para Curso de Formação de Exibidores com bolsas para jovens
26 de janeiro de 2026 - 14:00 #Mecenas do Ceará
Ascom CINE+ Itapipoca
Serão selecionadas 20 pessoas para participar do curso, que acontecerá de forma presencial, nos meses de março e abril de 2026, na sala pública do CINE+ Itapipoca

Com a proposta de qualificar jovens interessados no audiovisual, incentivar o circuito independente e ampliar a participação social no campo da exibição, o CINE+ Itapipoca lança nesta segunda-feira (26) a chamada pública para o Curso de Formação de Exibidores. Destinado a residentes de Itapipoca e região, as inscrições acontecem no site cinemais.art.br até o dia 10 de fevereiro.
Serão selecionadas 20 pessoas para participar do curso, que acontecerá de forma presencial, nos meses de março e abril de 2026, na sala pública do CINE+ Itapipoca, totalizando 60 horas-aula. Ao final da formação, 04 participantes serão escolhidos para receber um auxílio financeiro mensal de R$ 700,00, durante 9 meses, período em que irão vivenciar uma experiência prática nas atividades educativas, culturais e de gestão do CINE+ Itapipoca, atuando como Jovens Exibidores.
“A exibição de filmes, aliada às oficinas e aos cursos, promove o desenvolvimento cultural e socioemocional dos jovens, fortalecendo a compreensão da arte em suas trajetórias. As ações formativas do CINE+ têm permitido revelar novas formas de interpretar o audiovisual, e certamente, em Itapipoca, a experiência exitosa se repetirá”, pontua Ingrid Ferreira, diretora do Instituto CINE+.
O CINE+ Itapipoca é uma realização do Instituto CINE+ e da Prefeitura Municipal de Itapipoca, em correalização com o Instituto BR. Produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Quitanda Soluções Criativas. Apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará. Apoio cultural: Enel Distribuição Ceará
Formação gratuita
A formação está organizada em quatro blocos temáticos: História do Cinema; Curadoria e Noções sobre Distribuição; Exibição Audiovisual; e Streaming e Redes Sociais, abordando desde os fundamentos históricos e estéticos do cinema até os desafios contemporâneos da exibição, da formação de público e das plataformas digitais.
A metodologia do curso combina teoria e prática, utilizando a própria sala de cinema como espaço pedagógico. As aulas incluem atividades práticas, estudos de caso, debates e trocas de experiências, conduzidas por profissional qualificado da área. Ao final, os participantes receberão certificação, estando aptos para atuar no mercado audiovisual.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 26 de janeiro a 10 de fevereiro de 2026, até às 23h59, por meio do site cinemais.art.br. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site, anexando documento de identidade (RG) e uma carta de intenção, na qual o candidato deve apresentar suas motivações e expectativas em relação ao curso.
Um edital fácil de ler e para mais pessoas
Compromissada com a acessibilidade, a Chamada Pública apresenta um edital com linguagem simples, em conformidade com a legislação estadual, que orienta a produção de documentos com comunicação fácil de entender. A proposta busca eliminar trechos excessivamente burocráticos e simplificar as informações, garantindo o acesso a todos os públicos.
O design também integra essa construção, por meio do uso de recursos visuais que complementam e reforçam a mensagem textual, como infográficos, ícones e alto contraste. Esses elementos ampliam a legibilidade e asseguram que pessoas com baixa visão tenham autonomia no acesso às informações.
O edital pode ser acessado neste link: https://cinemais.art.br/cursoexibidoresitapipoca/.
A Chamada Pública também adota ações afirmativas, reservando 50% das vagas para mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAP+. O resultado dos(as) selecionados(as) será divulgado no dia 20 de fevereiro de 2026, no site do projeto e por e-mail. Já o resultado dos(as) bolsistas será publicado em 30 de abril de 2026.
Instituto CINE+
Um espaço de difusão da arte e do audiovisual. As salas públicas de cinema do Instituto CINE+ estão em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro: Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara, Maricá e Paraty, e em uma cidade do interior do Ceará, Itapipoca. Com pouco mais de dois anos de funcionamento, o CINE+ já impactou a vida de mais de 200 mil pessoas.
Sobre a Enel Distribuição Ceará
A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, distribui energia para cerca de 4,3 milhões de unidades consumidoras, atendendo 184 municípios e abrangendo 100% do território do Ceará, com uma área de 148.825 km². A companhia possui 29 unidades operacionais, 189 pontos de atendimento, 3 unidades móveis e 6 pontos de atendimento em Vapt-Vupt. Além disso, conta com 127 subestações e mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é orientada pelo seu Plano de Sustentabilidade e pelos compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Quitanda Soluções Criativas
Desde 2007, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando as vidas de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.
Serviço
Inscrições para o Curso de Formação de Exibidores no CINE+ Itapipoca
Quando: 26 de janeiro a 10 de fevereiro
Onde: cinemais.art.br/cursoexibidoresitapipoca