Com apoio da Secult, Mostra Literária Tremembé reafirma o protagonismo das mulheres indígenas em Almofala
22 de janeiro de 2026 - 11:40 #Itarema
Ascom Mostra Literária Tremembé - Texto
Literatura, saúde da mulher indígena e ancestralidade marcam a Mostra Literária Tremembé de Almofala

(Foto: Alexandre Gomes)
A Mostra Literária Tremembé de Almofala: Autocuidado na Saúde de Jovens, Meninas e Mulheres Tremembé acontecerá nos dias 23 e 24 de janeiro de 2026, na Escola Indígena Tremembé Maria Venância (Aldeia da Praia), reunindo literatura, formação, diálogo intercultural e valorização dos saberes tradicionais das mulheres indígenas do povo Tremembé, que vive em Almofala, no município de Itarema, litoral oeste do Ceará.
Protagonizado por um grupo de mulheres, idealizada pela liderança indígena Maria de Jesus Sobrinha – Dijé Tremembé e pela produtora cultural Liv Monteiro, a mostra traz uma proposta cultural e educativa que reúne diferentes ações voltadas à difusão da literatura como ferramenta de reflexão intercultural sobre a saúde das mulheres, abordando temas como autocuidado, autoconhecimento, direitos indígenas e tradições de cura e cuidados do povo Tremembé.
A Mostra é destinada exclusivamente a 60 participantes Tremembé, entre jovens, meninas e mulheres Tremembé, a partir de 12 anos. Tem como objetivo colaborar para uma compreensão ampliada das diversas fases da vida da mulher, desde a menarca (primeira menstruação) até a menopausa. As atividades promoverão a troca de experiências e a construção coletiva de conhecimentos sobre as transformações físicas, emocionais e culturais que atravessam a vida das mulheres Tremembé.
A programação inclui contação de histórias, rodas de conversa, oficinas artísticas, processos formativos, atividades com ervas medicinais, alimentação tradicional, artesanato, oralidade, além de formações em técnicas narrativas como o Kamishibai, fortalecendo a expressão oral como literatura em prol da autonomia das participantes no contar de suas próprias histórias.
A abertura da Mostra contará com o ritual do Torém, conduzido pelo Cacique João Venâncio, reafirmando a dimensão espiritual e cultural do encontro. Ao longo de dois dias, as atividades acontecerão de forma simultânea em salas temáticas, respeitando as diferentes faixas etárias e promovendo o diálogo intergeracional.
Como culminância, no sábado (24), o evento realizará a Roda das Mulheres Sábias do Povo Tremembé, momento único de partilha de histórias sobre curas, saberes ancestrais e vivências de cuidado. Encerrando a programação, haverá uma Noite Cultural aberta ao público, com fogueira, Torém de mulheres, exposições de colagens, contação de histórias, apresentações musicais e karaokê, fortalecendo os laços comunitários e celebrando a cultura do povo Tremembé, que luta a mais de 40 anos pela demarcação de suas terras tradicionais.
A Mostra Literária Tremembé de Almofala reafirma o protagonismo das mulheres indígenas, valoriza a literatura como instrumento de cuidado e resistência e contribui para a promoção da saúde integral, da memória e da identidade cultural do povo Tremembé, desde suas próprias perspectivas e visão de mundo.
O projeto Mostra Literária Tremembé de Almofala: Autocuidado na Saúde de Jovens, Meninas e Mulheres Tremembé é realizado pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e apoiado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.
SERVIÇO
Mostra Literária Tremembé de Almofala: Autocuidado na Saúde de Jovens, Meninas e Mulheres Tremembé
Data: dias 23 e 24 de janeiro de 2026
Local: Escola Indígena Tremembé Maria Venância (Aldeia da Praia)
Contatos via Instagram: @mostraliterariatremembe