Alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho restauram esculturas do artista plástico Zé Pinto
21 de janeiro de 2026 - 09:43 #Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
Ascom Escola de Artes e Ofícios - Texto
A iniciativa integra uma série de ações da Escola em homenagem ao centenário do artista

(Foto: Paulo Marcelo Freitas / Escola de Artes e Ofícios)
Em comemoração ao centenário do nascimento do escultor e artista plástico cearense Zé Pinto (1925-2004), os alunos do Curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) iniciaram o trabalho de restauro de 15 esculturas do artista. As peças pertencem ao acervo da Prefeitura de Fortaleza, além de coleções particulares. A Escola de Artes e Ofícios é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
O trabalho de restauro é feito por etapas, incluindo o desenvolvimento de um mapa de danos, higienização e, por fim, a etapa das intervenções restaurativas. O curso teve início em 12 de janeiro, devendo ser concluído no final de fevereiro. Ao todo, 15 alunos participam da formação. Segundo Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS, “O trabalho do Zé Pinto possui uma relevância cultural e criativa, transformando em arte o que era considerado descartável. Restaurar sua obra é uma forma de manter vivo seu legado e inspiração, especialmente junto ao público mais jovem”.
Em março deste ano a Escola vai promover uma exposição em homenagem ao centenário do artista, celebrado em 2025. Além das esculturas que estão sendo restauradas, a exposição reunirá obras que utilizam as técnicas do Bordado e da Gravura, desenvolvidas pelos alunos do equipamento. A exposição integrará a programação da Mostra Fazendo Artes, Aprendendo Ofícios, que acontece todos os anos no equipamento.
Sobre Zé Pinto: Zé Pinto era o nome artístico do escultor cearense Francisco Magalhães Barbosa (1925-2004), autor de um grande número de esculturas feitas a partir de peças de sucata. Autodidata, suas criações participaram de inúmeras mostras coletivas e individuais de arte, como o Salão de Abril.
SERVIÇO – Restauro de acervo de esculturas do artista Zé Pinto
Período: até 27 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h15.
Local: Sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – Av. Francisco Sá, 1801 Jacarecanga Fortaleza/CE