Curta São Luiz leva cultura popular e palhaçaria ao centro da cidade

19 de janeiro de 2026 - 14:12 #

Ascom Cine São Luiz - Texto

Coletivo Fuscirco e Palhaço Bibildo integram a programação de janeiro do Cineteatro São Luiz em parceria com o SESC/CE

Coletivo Fuscirco em “O Encantar do Mateus e o Boi Bordado” (Foto: divulgação)

O Cineteatro São Luiz apresenta, em janeiro, duas ações da faixa Curta São Luiz, realizada em parceria com o SESC Ceará, com sessões gratuitas voltadas para públicos de todas as idades, na Praça do Ferreira. As apresentações acontecem nos dias 23 e 30 de janeiro, sempre às 12h30. O Cine São Luiz é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

No dia 23 de janeiro (sexta-feira), a calçada do Cineteatro São Luiz recebe o Coletivo Fuscirco, de Fortaleza, com o espetáculo “O Encantar do Mateus e o Boi Bordado”. Com duração de 50 minutos e classificação livre, a montagem dialoga com o Teatro de Mamulengo e o Reisado, utilizando bonecos de cabaça, personagens tradicionais, música e humor para narrar histórias inspiradas na cultura popular nordestina. O espetáculo circula por escolas e festivais de teatro, valorizando a oralidade e as tradições populares como forma de acesso e formação cultural.

Já no dia 30 de janeiro (sexta-feira), também às 12h30, a calçada do São Luiz se transforma em palco para “Má-Gí-Áh”, com o Palhaço Bibildo. A apresentação propõe uma experiência de mágica cômica para todas as idades, acompanhando um palhaço obstinado que sonha em se tornar um grande mágico. Entre números de desaparecimento, hipnose e transformação, o personagem revela-se um aprendiz atrapalhado, criando situações cheias de humor, empatia e encantamento.


“Má-Gí-Áh”, com o Palhaço Bibildo (Foto: Aracy Frutuoso)

Curta São Luiz

A faixa Curta São Luiz, em parceria com o SESC CE, integra a programação do Cineteatro São Luiz com ações gratuitas, ocupando espaços internos e externos do teatro e ampliando o acesso do público às artes cênicas, à cultura popular e às linguagens do riso e da imaginação no cotidiano do centro da cidade. O “Curta São Luiz” conta com apresentações que dialogam com a Praça do Ferreira, com os trabalhadores, visitantes e população do Centro.