Com apoio da Secult, estreia de “Ato Noturno” nas salas CINE+ renova parceria com a Sessão Vitrine Petrobras

19 de janeiro de 2026 - 15:20 # # #

Ascom CINE+ - Texto

As cidades que compõem a Rede Cine+ (Paraty, Guapimirim, Casimiro de Abreu, Itaocara e Areal no Rio de Janeiro, e Itapipoca, no Ceará) recebem a programação da Sessão Vitrine Petrobras

O Instituto CINE+ começa 2026 fortalecendo sua atuação na difusão do cinema brasileiro com a renovação da parceria com a Sessão Vitrine Petrobras, circuito dedicado à exibição de produções audiovisuais nacionais em salas espalhadas por todo o país. Ao longo do ano, estão previstas 288 sessões gratuitas de filmes brasileiros nas salas da rede CINE+, com exibições sempre na última semana de cada mês, de quinta a domingo.

Em 2025, a parceria mostrou seu impacto ao reunir mais de mil espectadores nas salas CINE+, ampliando o acesso do público a obras relevantes do cinema nacional. Para 2026, a iniciativa segue firme, levando histórias brasileiras a ainda mais pessoas e territórios, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura.

“Ficamos muito felizes com a integração da Rede CINE+ ao circuito da Sessão Vitrine Petrobras novamente. Ter a oportunidade de levar gratuitamente para as cidades que compõem a Rede Cine+ filmes do portfólio da Vitrine tem um profundo significado cultural e social. Essa ação possibilita que públicos que, de outra forma, não teriam acesso, vivenciem o encontro transformador com grandes obras da nossa cinematografia”, destaca a diretora do Instituto CINE+, Ingrid Ferreira.

A programação de janeiro marca a estreia nacional de “Ato Noturno”, thriller dirigido por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. O filme acompanha Matias, um ator ambicioso, e Rafael, um político em ascensão, que vivem um caso secreto no qual desejo e poder se transformam em risco. O longa estreia nos cinemas de todo o Brasil neste mês e será exibido gratuitamente na sala CINE+ Itapipoca nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, às 19h.

Já na última semana de fevereiro, a Sessão Vitrine Petrobras leva às salas CINE+ o clássico “Xica da Silva” (1976), dirigido por Cacá Diegues, que será restaurado e relançado nacionalmente. O filme retrata a trajetória de Xica, que, ao se envolver com João Fernandes, representante da Coroa Portuguesa, ascende socialmente e passa a ocupar um lugar de poder, tornando-se a chamada Rainha do Diamante.

A Sessão Vitrine Petrobras exibe filmes nacionais em cidades de todas as regiões do país, promovendo o acesso ao cinema a preços populares ou por meio de sessões gratuitas, como ocorre nas salas CINE+. A renovação da parceria reafirma o papel do Instituto como um importante agente de formação de público e circulação do audiovisual brasileiro.

A sala CINE+ Itapipoca é uma realização da Cinco Elementos Produções, da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto CINE+ com consultoria executiva do Ibero Culturas, com correalização da Prefeitura Municipal de Itapipoca. Conta com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará. Apoio cultural: Enel Distribuição Ceará.

Instituto CINE+

Um espaço de difusão da arte e do audiovisual. As salas públicas de cinema do Instituto CINE+ estão em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro: Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara, Maricá e Paraty, e em uma cidade do interior do Ceará, Itapipoca. Com pouco mais de dois anos de funcionamento, o CINE+ já impactou a vida de mais de 200 mil pessoas.

Sobre a Enel Distribuição Ceará

A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, distribui energia para cerca de 4,3 milhões de unidades consumidoras, atendendo 184 municípios e abrangendo 100% do território do Ceará, com uma área de 148.825 km². A companhia possui 29 unidades operacionais, 189 pontos de atendimento, 3 unidades móveis e 6 pontos de atendimento em Vapt-Vupt. Além disso, conta com 127 subestações e mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é orientada pelo seu Plano de Sustentabilidade e pelos compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Cinco Elementos Produções

Desde  2008, a Cinco Elementos Produções vem impactando a vida de milhares de artistas, trabalhadores da cultura e plateia com os festivais ELOS, Giro das Artes e Acordes do Amanhã. E com programas como Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas e CINE+, a instituição deixa um legado de arte e cultura por diversas cidades do Brasil. Nos últimos anos, a agência conquistou ainda mais alcance global por meio de eventos de impacto, a exemplo da realização do Festival ¡Hola Rio! na Espanha, Argentina, Chile e Uruguai.

Quitanda Soluções Criativas

Desde 2007, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando as vidas de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

Serviço

Ato Noturno – Sessão Vitrine Petrobras | 18 anos
Quando: quinta a domingo (29,30 e 31/01 e 01/02)
Horário: 19h
Onde: Sala CINE+ Itapipoca (Rua Dom Aureliano Matos, 184 – ao lado da Biblioteca Pública)