Com apoio da Secult, Mercúrio abre inscrições, nesta segunda (19), para curso gratuito de gestão para as culturas tradicionais e populares no Ceará
16 de janeiro de 2026 - 11:26 #PNAB #PNAB CEARÁ
Ascom Mercúrio - Texto

(Foto: Acervo Mercúrio Produções)
A partir da próxima segunda-feira (19), estarão abertas as inscrições para o Programa Formativo de Gestão para as Culturas Tradicionais e Populares, iniciativa da Mercúrio Gestão, Produção e Ações Colaborativas que propõe fortalecer práticas de gestão, produção, pesquisa e políticas culturais voltadas às tradições e manifestações populares, com atenção especial aos Ciclos de Tradição Popular do Ceará. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário online disponível no Instagram da Mercúrio (@mercurioproducao), no período de 19 de janeiro a 8 de fevereiro.
Voltado a artistas, produtoras e produtores culturais, gestoras e gestores, pesquisadoras(es), integrantes de comunidades tradicionais, estudantes e demais pessoas interessadas em cultura popular, tradição, memória e patrimônio, o curso selecionará até 50 pessoas, priorizando a diversidade e a inclusão, com 50% das vagas destinadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas, ciganas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, mulheres, pessoas de baixa renda e moradores de periferias urbanas. As pessoas selecionadas receberão ajuda de custo para transporte, como medida de acesso e permanência na formação.
Além das vagas para o curso completo, a Mercúrio abrirá vagas específicas para pessoas alunas ouvintes em módulos selecionados da formação. Essas vagas serão destinadas a pessoas de todo o estado do Ceará e permitirão a participação nos módulos em formato on-line, ampliando o alcance territorial do programa e garantindo acesso a conteúdos estratégicos para quem não pode acompanhar a formação presencial de forma contínua.
Com carga horária total de 204 horas, o programa será realizado de 23 de fevereiro a 30 de abril de 2026, de forma presencial, na Casa Mercúrio, em Fortaleza. A formação inclui encontros temáticos, elaboração de projetos culturais e um seminário final de apresentação de trabalhos.
Entre os temas abordados estão: políticas culturais e Cultura Viva; cultura, território e políticas de base comunitária; gestão de projetos culturais comunitários; direitos culturais; acessibilidade cultural; e metodologia da pesquisa em culturas tradicionais. Além disso, está previsto a realização de um Encontro de Saberes com mestra ou mestre da cultura popular do Ceará, promovendo o diálogo entre conhecimento acadêmico e saberes tradicionais.
Quem realiza
A iniciativa é realizada pela Mercúrio Gestão, Produção e Ações Colaborativas, por meio da Escola de Gestão para as Artes e Culturas – Tradições e Patrimônio, que torna pública a chamada para o Programa Formativo de Gestão para as Culturas Tradicionais e Populares; e pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, com recursos da Lei Federal nº 14.399/2022, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Tem apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura; e da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, por meio do X Edital das Artes de Fortaleza – Lei nº 10.432/2015. É realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Pró-Reitoria de Cultura.