Janeiro em Cena chega com programação de teatro, exposição e música no Teatro Carlos Câmara

14 de janeiro de 2026 - 16:02 #

Ascom Teatro Carlos Câmara - Texto

Festival Surdará, espetáculo “Contos de Ananse” e show Made In Nordeste, com Fabiano Brandão, estão entre os destaques da programação de férias

Peça teatral “Ainda Sinto Muito”

O Teatro Carlos Câmara abre o ano com o Janeiro em Cena, uma programação especial de férias que reúne teatro, música, exposição e ações culturais voltadas a públicos de todas as idades. A iniciativa reafirma o equipamento como espaço plural de encontro entre linguagens artísticas, gerações e territórios, celebrando a força criativa dos artistas cearenses e contribuindo para a dinamização do Centro de Fortaleza como corredor cultural que conecta arte, comércio, turismo e formação de plateias.

De quinta a domingo, o Teatro oferece um repertório diversificado que inclui espetáculos teatrais, shows musicais, visitação à exposição fotográfica em cartaz na galeria e atividades formativas. O Teatro Carlos Câmara integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Toda a programação é gratuita.

A agenda tem início com a exposição “Retratos”, de Bob Wolfenson, ação do projeto Museu Itinerante, em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza. Reconhecido como um dos principais fotógrafos brasileiros, Wolfenson construiu uma trajetória que transita entre moda, publicidade e fotografia autoral, com um acervo que integra o imaginário visual do país. A mostra reúne retratos icônicos de personalidades como Fernanda Montenegro, Zé Celso Martinez e Tom Zé, revelando um olhar atento às expressões, gestos e subjetividades que moldam a cultura brasileira. Com classificação indicativa livre, a exposição fica em cartaz na galeria do teatro de quinta a domingo, das 12h às 18h.

Na quinta-feira (15), às 14h, o público é convidado a apreciar a apresentação “Contos de Ananse”, com o ator e contador de histórias Edivaldo Batista, na Sala de Espetáculos Rogério Mesquita. A atividade integra uma ação estratégica do Cultura em Rede, em parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço – equipamento da Rece gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. A apresentação reúne narrativas da tradição oral dos povos Axantes, da África Ocidental, protagonizadas pela personagem Ananse, uma aranha astuta que se envolve em diferentes situações para alcançar seus objetivos. Com duração de 50 minutos e classificação indicativa a partir de 6 anos, o espetáculo é gratuito e aberto ao público. Edivaldo Batista é ator, diretor, preparador de elenco e membro da Rede de Contadores de Histórias do Ceará, tendo integrado, entre 2013 e 2016, o projeto Achados e Perdidos, voltado à criação de cenas e experimentações cênicas.

Na sexta-feira (16), às 18h30min, também na Sala de Espetáculo Rogério Mesquita, entra em cena a peça teatral “Ainda Sinto Muito”, obra desenvolvida durante o Laboratório de Direção: Work in Process do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC), no primeiro semestre de 2025. A pesquisa cênica parte dos afetos dos atuantes, dialogando com a perspectiva filosófica de Spinoza, que define o afeto como aquilo que nos atravessa e nos transforma. Quando o afeto escapa das palavras, ele se manifesta em gestos, olhares e silêncios, fazendo da existência um ato de resistência. O espetáculo tem duração de 90 minutos e classificação indicativa a partir de 16 anos. O acesso é gratuito, com distribuição de ingressos uma hora antes do início da apresentação, na bilheteria do teatro.

O Janeiro em Cena também ocupa os espaços abertos do Teatro Carlos Câmara. No sábado (17), a partir das 17 horas, o Pátio Artur Guedes se transforma em pista de dança com o show Made In Nordeste, do cantor Fabiano Brandão, dentro do programa “A Céu Aberto”, em parceria com o Sesc Ceará. A apresentação revisita clássicos que marcaram o carnaval nordestino, imortalizados por artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Bell Marques, Margareth Menezes, Claudia Leitte, Araketu, Timbalada, Monobloco, entre outros. Com foco no axé dos anos 2000 até os dias atuais, o show mistura batidas afro e pop em um repertório eclético e dançante, refletindo a identidade musical e a trajetória do intérprete, que imprime brasilidade e versatilidade rítmica ao espetáculo. A apresentação tem duração de 60 minutos, classificação indicativa livre e acesso gratuito, por ordem de chegada, conforme a capacidade do espaço.

Festival Surdará

Neste mês de janeiro, o Teatro Carlos Câmara recebe ainda a edição de férias do Festival Surdará, uma celebração da cultura surda com programação gratuita que circula por equipamentos culturais da Secult Ceará. O festival reúne espetáculos, oficinas, vivências e performances conduzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), evidenciando a riqueza e a efervescência artística da comunidade surda. Mais do que uma mostra, o Surdará promove encontros entre artistas surdos e ouvintes, ampliando diálogos e fortalecendo práticas culturais inclusivas.

No domingo (18), às 16h, na Sala de Espetáculo Rogério Mesquita, o público infantil confere o espetáculo “O Lobo Surdo”, uma narrativa poética que atravessa o imaginário infantil e acompanha a jornada de um lobo surdo em busca de amizade na floresta. Sem ser compreendido, o personagem enfrenta rejeições e tenta diferentes formas de comunicação, até encontrar alguém disposto a dialogar em sua própria língua. A história aborda, com delicadeza, temas como empatia, respeito às diferenças e inclusão. Com duração de 60 minutos, classificação indicativa livre e retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria, o espetáculo é gratuito. A atividade integra uma ação estratégica do Cultura em Rede, em parceria com a Estação das Artes – equipamento da Rece gerido pelo Instituto Mirante.

Sobre o Teatro Carlos Câmara

Inaugurado em 5 de outubro de 1974, o Teatro Carlos Câmara, originalmente Teatro da Emcetur, é um dos equipamentos culturais mais tradicionais e simbólicos do Ceará. Após quase cinco décadas de história marcadas por importantes acontecimentos artísticos, o teatro retoma suas atividades em 2025 renovado e em diálogo com o tempo presente, reafirmando-se como espaço plural de criação, encontro e memória. Aberto à diversidade de linguagens, o Carlos Câmara acolhe teatro, dança, circo, música, cultura popular, ações formativas e exposições, mantendo viva sua vocação de palco da liberdade, da experimentação e da resistência cultural cearense. O equipamento integra a Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais da Secult Ceará (Rece) e é gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

SERVIÇO | Janeiro em Cena – Teatro Carlos Câmara
Local: Teatro Carlos Câmara
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 471 – Centro, Fortaleza-CE
Acesso: Gratuito (retirada de ingressos quando indicada, 1 hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro)

Quinta a domingo (15 a 18/ 01)

Exposição | “Retratos”, de Bob Wolfenson
Das 12h às 18h
Galeria do Teatro Carlos Câmara
Classificação indicativa: Livre

Quinta-feira, 15 de janeiro

Teatro | Contação de Histórias “Contos de Ananse” com Edivaldo Batista
Às 14h
Sala de Espetáculos Rogério Mesquita
Duração: 50 minutos | Classificação indicativa: a partir de 6 anos | Gratuito
Parceria: Cultura em Rede e Sobrado Dr. José Lourenço (Rece / Instituto Mirante)

Sexta-feira, 16 de janeiro

Teatro | “Ainda Sinto Muito”
Às 18h30min
Sala de Espetáculos Rogério Mesquita
Duração: 90 minutos | Classificação indicativa: a partir de 16 anos |
Gratuito (Distribuição de ingressos 1 hora antes do início do evento, na bilheteria do teatro)

Música | Programa A Céu Aberto Show “Made In Nordeste” com Fabiano Brandão
Às 17h
Pátio Artur Guedes

Duração: 60 minutos | Classificação indicativa: livre | Gratuito | Parceria: Sesc Ceará

Domingo, 18 de janeiro

Festival Surdará | Teatro Infantil | “O Lobo Surdo”
Às 16h
Sala de Espetáculos Rogério Mesquita
Duração: 60 minutos | Classificação indicativa: Livre | Gratuito (retirada de ingressos 1 hora antes)
Parceria: Cultura em Rede e Estação das Artes (Rece / Instituto Mirante)