Estação das Artes sedia 6ª edição do Festival Barulhinho Delas

14 de janeiro de 2026 - 15:37 # # # #

Ascom Estação das Artes - Texto

A programação do domingo de Estação Férias conta ainda com oficina infantil e atrações do Festival Surdará

Letrux (Foto: Ana Alexandrino)

Nesta semana, o Barulhinho Delas se une ao projeto Estação Férias com programação cultural e diversa ao longo de três dias. Além disso, o domingo (18) terá oficina infantil, programação do Festival Surdará e Mel Mattos com Bloco LeeGal, no Mercado AlimentaCE. A Estação das Artes é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

De sexta a domingo, acontecem shows, performances, feiras de design criativo e gastronomia, ações formativas e experiências artísticas integradas, afirmando o Barulhinho Delas como um espaço de encontro, reflexão crítica e imaginação de futuros possíveis.

Inspirado no manifesto da artista islandesa Björk, o festival propõe deslocamentos estéticos, políticos e simbólicos ao colocar a multiplicidade das criações femininas no centro da cena cultural contemporânea, a partir da pergunta-tema: “Que cultura para qual futuro?”.

Mulheres protagonizam programação cultural do fim de semana

A abertura do Barulhinho Delas acontece na sexta-feira, 16, às 17h, na Kuya – Centro de Design do Ceará, com o lançamento do novo livro de contos da cantora, compositora, atriz e escritora Letrux, “Brincadeiras à Parte”, mediado por Fernanda Meireles. A noite segue na Estação das Artes com shows da cearense Mumutante, às 18h30, seguido por discotecagem de Lola Garcia, às 19h10. Logo após, o quarteto de Niterói (RJ) Vera Fischer Era Clubber sobe ao palco às 19h50, seguido, às 20h40, pela discotecagem de Caroll C.

No sábado, 17, a programação se intensifica e ocupa diferentes espaços. A partir das 16h, passam pelo palco nomes como Roberta Kaya, apresentando o show “Negrazúmbida”, que transita pela música afro-brasileira, eletrônica e experimental; às 17h, Clarisse Aires, compositora que investiga a manipulação do som com o uso de pedais e efeitos na flauta transversal se apresenta; e na sequência, às 18h, Djuena Tikuna, uma das grandes vozes da música indígena no Brasil sobe ao palco.


Jadsa (Foto: Liz Dórea)

A partir das 19h, é a vez da cantora Jadsa, indicada ao Grammy Latino 2025 na categoria Melhor Álbum de Música Alternativa ou Rock em Português pelo aclamado álbum “Big Buraco”; e, às 20h20, Catto, cantora e compositora, faz o show da turnê com seu mais novo álbum de canções inéditas, “Caminhos Selvagens”. A programação conta ainda com a participação da Cia Antique Soul (dança) e performances de Kaye Djamiliá e Izma Xavier. As discotecagens ficam por conta da DJ Negona.

Simultaneamente, o Festival recebe uma série de ações em artes visuais e performances, com instalações, esculturas, live painting, video mapping e intervenções assinadas por artistas como Caroline Holanda, Raisa Christina, Camila Albuquerque, SAPA.TA, Dhiovana Barroso, Érica R e Lurex.

Ainda no sábado, a partir das 17h, o espaço abriga a Feira Criativa Barulhinho Delas, reunindo cerca de 20 expositoras com trabalhos em biojoias, cerâmica, macramê, bordado, vestuário, acessórios, ilustração, design e artesanato contemporâneo. A feira reforça o compromisso do Festival com a economia criativa e o fortalecimento de iniciativas lideradas por mulheres.

Domingo na Estação tem música instrumental e programação de férias do Festival Surdará

O encerramento da 6ª edição do Festival Barulhinho Delas acontece no domingo, 18, com programação a partir das 10h. No palco da Estação das Artes se apresentam Improvisa Sabiá, às 10h, seguido pelo quarteto de cordas A Corda Menina, às 10h30 e, em homenagem à compositora Chiquinha Gonzaga, às 12h, o grupo Não Insistas, Rapariga! sobe ao palco. Amábille Quarteto de Cordas fecha a sequência musical da manhã, às 12h30, em clima de celebração.

O domingo também conta com a oficina infantil “Desenho de Uma Linha Só”, ministrada por Fleuri Cardoso e com auxílio de Talita Késsia, que propõe uma experimentação da linha contínua inspirada nos estudos de Pablo Picasso, incentivando a criatividade e a expressão individual das crianças.

Às 13h, no Mercado AlimentaCE, Mel Mattos traz o Bloco LeeGal, uma homenagem vibrante a Rita Lee e Gal Costa, em um show que celebra a música brasileira em ritmo de carnaval.

Ao longo do dia, a programação de férias do Festival Surdará contribui com duas apresentações: na Gare da Estação das Artes acontece “O mistério a resolver: O mundo das bocas mexedeiras”, às 11h, uma contação de histórias teatral que aproxima crianças surdas e ouvintes. Enquanto às 16h, no Teatro Carlos Câmara, acontece a apresentação “O Lobo Surdo”, que acompanha a jornada de um lobo surdo em busca de amizade, promovendo o respeito e a empatia.

Serviço

Estação Férias
Dias: 16 a 18 de janeiro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Mais informações:
Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace, @institutomiranteceara e @secultceara

Sexta, 16

Barulhinho Delas
17h – Lançamento do livro “Brincadeiras à parte”, de Letrux, na Kuya – Centro de Design do Ceará
18h30 – Show “Vislumbre sutil”, com Mumutante
19h10 – DJ Lola Garcia
19h50 – Vera Fischer Era Clubber
20h40 – DJ Caroll C
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Acessível em Libras

Sábado, 17

Barulhinho Delas
16h – Show “Negrazúmbida”, com Roberta Kaya
16h30 – Performance “Poemas submersos”, de Caroline Holanda
16h40 – Performance “Marias Mandacaru”, com Cia Antique Soul
16h50 – Performance “Por Detrás das Telas”, com Camila Albuquerque, com participação de Ecila Meneses
17h – Feira Criativa
17h – “Desenho de escuta”, com Raísa Christina
17h – Show Clarisse Aires
17h10 – Performance “Um Ritual Sáfico de Desaprendizagem”, com SAPA.TA.
17h20 – “Proteja Suas Amigas”, com Dhiovana Barroso
17h30 – “Corpo, Território Sensível”, com Érica R.
17h40 – Lettering “Oferta em palavras”, com Michele Batista
17h40 – Performance “Mate a feiticeira”, com Kaye Djamiliá e Izma Xavier
18h | 18h30 – Performance “Poéticas de órbitas e equilíbrios”, com Érica Vieira e Patrícia Teixeira
18h – Show Djuena Tikuna
18h10 – Performance “Eixo de Ar”, com Gaby Aérea
18h40 | 20h – Baile da Negona, com DJ Negona
19h – Show “Big Buraco”, com Jadsa
19h10 – “Disco Intera”, com Lurex
20h20 – Show “Caminhos Selvagens”, com Catto
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Acessível em Libras

Domingo, 18

10h – Show Improvisa Sabiá
10h30 – Show “Maestrinas, tributo a Chiquinha Gonzaga”, com A Corda Menina
12h – Show “Chorando Batuques & Chiquinhas”, com Não Insistas, Rapariga!
12h30 – Show “Quando Elas Tocam o Sertão”, com Amábille Quarteto de Cordas
10h às 13h – Oficina infantil “Desenho de Uma Linha Só”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia
11h às 12h – Férias Surdará apresenta “O ministério a resolver: O mundo das bocas mexedeiras”
13h às 15h – Mel Mattos com Bloco LeeGal, no Mercado AlimentaCE
16h às 17h – Férias Surdará apresenta “O lobo surdo”, no Teatro Carlos Câmara
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre