Semana de férias na Pinacoteca do Ceará destaca exposições, aula aberta e oficinas gratuitas

12 de janeiro de 2026 - 15:52 #

Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto

A programação começa com oficina temática no “Pouso de Férias”, “Yoga ao Pôr do Sol” e, no sábado, tem aula aberta sobre gestão e curadoria na Bienal das Amazônias
Vista da exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos” (Foto: Marília Camelo)

A programação de férias da Pinacoteca do Ceará continua intensa na semana de 14 a 18 de janeiro, com quatro exposições e diversas atividades para todos os públicos. Entre as ações, que acontecem de quarta a domingo, o museu oferece aula aberta a partir da experiência na Bienal das Amazônias, oficinas temáticas, hatha yoga e vivências artísticas para o público infantil. A Pinacoteca é um museu que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. O acesso ao espaço é gratuito.

Na quarta-feira (14), o  Pouso de Férias apresenta a “Oficina de colagem manual”, com Izaaaki, de 12h30 às 13h30, no hall do museu, com acessibilidade em Libras. A atividade formativa foi selecionada no Edital de Credenciamento lançado pelo museu no ano passado. No final da tarde, às 17h, o pátio recebe a “Yoga ao Pôr do Sol”, que marca a estreia da nova instrutora de hatha yoga Raquel Amapos. São 20 vagas disponíveis e as inscrições acontecem uma hora antes, na recepção.

Na sexta-feira (16) e no sábado (17), o público pode participar das visitas mediadas pelas exposições em cartaz. Conduzida pelos arte-educadores do museu, a atividade começa às 15h, conta com tradução em Libras e oferece 20 vagas cada, com inscrição a partir de uma hora antes na recepção.

AULA ABERTA: BIENAL DAS AMAZÔNIAS

A programação  também tem um grande destaque formativo no sábado (17), com a aula aberta “Bienal das Amazônias: práticas curatoriais e executivas”. A atividade acontecerá às 17h, no auditório do museu, com inscrições por ordem de chegada. Lívia Condurú e Vânia Leal, presidente e curadora da instituição, respectivamente, estarão presentes no encontro que abordará a experiência concreta de construção e sustentação da instituição no território da Amazônia.

O debate foca em como a curadoria e a produção executiva se articulam de forma indissociável na concepção de instituições culturais comprometidas com o território e o acesso. Passando por questões como os desafios operacionais, viabilização financeira, os fundamentos curatoriais da Bienal, suas metodologias de pesquisa e o papel da curadoria como prática situada e política.

> Saiba mais informações sobre a aula aberta AQUI.

Já para o público infantil, o domingo (18) é dedicado ao Ateliê Criança CriaColagem Mágica”, com Liza Maria, em duas sessões, às 10h e às 15h. A atividade é voltada para os pequenos a partir de 4 anos, acompanhados de um responsável, e propõe um momento de criação e experimentação por meio de recorte e colagem. O Ateliê Criança Cria oferece 15 vagas por sessão, com inscrição por ordem de chegada.

EM CARTAZ: ÚLTIMOS DIAS DE MAM SÃO PAULO NA PINACOTECA DO CEARÁ 

O público do museu é convidado a visitar as exposições em cartaz, em especial a “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, que se despede do museu no próximo dia 25 de janeiro. A mostra, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, está em cartaz até 25 de janeiro de 2026.

A Pinacoteca do Ceará também mantém em exibição outras grandes mostras: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, em cartaz até 26 de abril de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, prorrogada até 24 de maio de 2026; e “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira.

O público pode conferir, ainda, a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro. A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 272 mil visitantes.

SERVIÇO 

Programação Férias na Pinacoteca do Ceará – 14 a 18 de janeiro 

14/01/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
[POUSO DE FÉRIAS] Oficina de colagem manual
Com Izaaaki
Local: Hall da Pinacoteca
Classificação Indicativa: livre
Acessibilidade: Libras 15 vagas
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

14/01/2025 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Hatha)
Com Raquel Amapos
Local: Pátio
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Não 20 vagas
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

16 e 17/1/2026 | Sexta e sábado | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras 20 vagas
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

17/1/2025 | Sábado | 17h às 19h
Aula Aberta “Bienal das Amazônias: práticas curatoriais e executivas”
Com Livia Conduru e Vânia Leal
Local: Auditório
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras 100 vagas. Inscrição por ordem de chegada

18/1/2026 | Domingo | Manhã 10h às 11h | Tarde 15h às 16h
[ATELIÊ CRIANÇA CRIA] Colagem Mágica
Com Liza Maria
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: NÃO 15 vagas
Para crianças a partir de 4 anos acompanhadas de pelo menos um responsável

> Todas as atividades são gratuitas.

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.