‘O Agente Secreto’ faz história no Globo de Ouro e o talento cearense também brilha no elenco
12 de janeiro de 2026 - 12:43

Na madrugada desta segunda-feira (12), “O Agente Secreto” brilhou na premiação do 83º Globo de Ouro e conquistou os prêmios de “Melhor Filme em Língua Não-Inglesa” e “Melhor Ator em Drama” para o ator Wagner Moura. O filme faz história pela cultura brasileira mundo afora e o talento cearense é parte desse grande sucesso.
O premiado elenco de “O Agente Secreto” traz Geane Albuquerque e Robério Diógenes nos respectivos papéis de Euclides Cavalcanti e Elisângela. A atriz, cantora e compositora cearense Fabíola Líper também marca presença na produção premiada internacionalmente.
A produção dirigida por Kleber Mendonça Filho mostra um especialista em tecnologia (Wagner Moura) que retorna a Recife na tentativa de deixar o passado para trás. No entanto, a cidade, atravessada por tensões políticas e sociais, revela-se um território onde a história insiste em se fazer presente.
Onde assistir “O Agente Secreto” no Ceará?
O Brasil acordou em festa e as salas públicas de cinema mantidas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), contam com sessões especiais de “O Agente Secreto”.
O Cineteatro São Luiz e o Cinema do Dragão exibem o filme que foi destaque no Globo de Ouro e já levou os prêmios de “Melhor Filme Internacional do Ano” pelo Critics Choice Awards 2026 e “Melhor Direção” e “Melhor Ator” do Festival de Cannes 2025.
Cearenses em “O Agente Secreto”
Natural de Parambu, o ator e produtor cultural Robério Diógenes conta com uma longa trajetória no teatro, cinema e na televisão. Atuou em longas-metragens como “Onde Anda Você” (2001), “Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito” (2008), “Cine Holliúdy” (2011) e “Greta” (2019).

Foto: Acervo Cineteatro São Luiz
Nascida em Fortaleza, Geane Albuquerque também teve em sua formação artística a participação no Curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar.
No cinema atuou em curtas-metragens de Leonardo Mouramateus (“Dias em Cuba”, “Completo Estranho”, “Charizard”, “História de uma Pena”, “A Festa e os Cães”), de Pedro Henrique (“Superdance”), de Breno Baptista (“Patos Voam”), de Escarpinelli (“Canto Nenhum”), entre outros.

Foto: Acervo Cineteatro São Luiz
Fabíola Liper é atriz, dramaturga, cantora e compositora em atuação desde 1981. No cinema trabalhou em diversos filmes como “Bacurau” (2019), “Greta” (2019), “A praia do fim do mundo” (2021), “Motel Destino” (2024).
Na mira do Oscar
Vale destacar que “O Agente Secreto” entrou na lista de pré-selecionados ao Oscar 2026. A lista oficial de indicados à 98ª edição da cerimônia será anunciada em 22 de janeiro de 2026.