Secult Ceará investe e joga valendo para fortalecer a indústria de games no estado
24 de dezembro de 2025 - 09:28
Antonio Laudenir - Texto
Criação da Empresa Cearense de Audiovisual acompanha uma série de políticas e ações da pasta como o desenvolvimento do Programa Hub de Jogos, aprimoramento dos editais de investimento, formação na área e articulação com instituições estrangeiras e nacionais

Jogo “85Top Traffic Madness”
Nos últimos 50 anos, os videogames saltaram das máquinas de fliperama para as salas de nossas casas. O Atari foi diversão garantida nos anos 80. Tempo depois veio o reinado (e duelo) entre Mega Drive e Super Nintendo. Em seguida, foi vez do Playstation ganhar popularidade e virar o prêmio mais desejado na roleta do programa Bom Dia & Cia.
Do cartucho ao processamento em nuvem, do console aos smartphones de hoje, os games conquistaram o pódio na indústria do entretenimento. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), investe no protagonismo de nossos talentos e na formulação de políticas públicas que consolidam o ecossistema de jogos no estado.
Virando uma fase decisiva nesse jogo, o governador Elmano de Freitas sancionou, no último dia 19 de dezembro de 2025, a Lei que cria a Empresa Cearense de Audiovisual (ECAV). A iniciativa nasce para fortalecer diferentes elos da cadeia produtiva da indústria do audiovisual cearense que reúne produções para cinema, séries, publicidade, TVs abertas e serviços de streaming.
Produto audiovisual interativo, o segmento dos jogos eletrônicos também é um dos mais importantes dentro deste mercado criativo. A cada um real investido, o setor audiovisual do Ceará retorna três vezes mais para economia, aponta estudo inédito da Fipe, encomendado pela Secretaria da Cultura.

ECAV é um marco para o setor audiovisual do estado Foto: Jeny Sousa
“O setor de jogos eletrônicos é um dos mais organizados no campo do audiovisual, por mobilizar parcerias entre diferentes instâncias do poder público e instituições privadas. É um segmento que demonstra capilaridade e empreendedorismo para negócios, que serão fundamentais para o espírito do funcionamento da Empresa Cearense do Audiovisual”, afirma Camila Vieira, coordenadora de Cinema e Audiovisual da Secult Ceará.
O trabalho da Secult Ceará para desenvolver o setor de jogos eletrônicos acompanha a dedicação e destaque que esta área consolidou ao longo dos anos. Lançado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o primeiro edital de apoio ao desenvolvimento de jogos do Ceará prevê a execução de ações em diversas frentes. O Programa Hub de Jogos do Ceará já é uma realidade.
Com laboratório de produção de jogos, bolsas de criação para criadores de jogos, aceleradora de negócios criativos em jogos, intercâmbio cultural, ações de memória e patrimônio, além da estruturação de plataforma, esta ação impulsionadora do mercado de jogos está em execução com a entidade que conduzirá o programa.
Outro destaque de 2025 vem direto do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento cultural da Rede Pública de Equipamentos do Ceará (RECE), da Secult Ceará. Estudantes do Programa de Cultura Digital, promovido pela Escola de Cultura e Artes (ECA-CCBJ) produziram jogos eletrônicos premiados na Game Jam CE, evento organizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). A seguir, destacamos uma série de ações, projetos e conquistas que evidenciam o rico cenário dos games cearenses.
Grande Bom Jardim gerando games
“Mar de Ideias – Cultura Oceânica no Ceará” foi o tema da primeira Game Jam CE, organizada pelo Governo do Ceará, a partir da Secitece. Com 13 participantes, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secult Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, representou o Grande Bom Jardim.
A turma do Curso Técnico de Programação em Jogos Digitais foi destaque na Game Jam CE. Ao todo, 16 equipes participaram do evento e 10 jogos foram desenvolvidos, com três deles sendo feitos pelo CCBJ: “Mar a Dois”, “O Oceano Começa Aqui” e “Um Mar de Caras Estranhos”.

Jogo “Mar a Dois” foi criado no Curso Técnico de Programação em Jogos Digitais do CCBJ
O Programa de Cultura Digital ficou com o 1º e 2º lugar da competição, com os respectivos jogos “O Oceano Começa Aqui” (Equipe BJ Devis) e “Mar à Dois” (Equipe Quintura Digital). Para Alexa Sousa, estudante que faz parte da equipe BJ Devis, a premiação teve caráter coletivo de todos que participaram da jornada. Em entrevista para o site do Centro Cultural Bom Jardim, a programadora e game designer detalhou sua experiência. “Quando subi para receber o prêmio, o choro simplesmente veio. Foi algo muito forte. Não é só uma premiação, é a prova que quando a periferia ocupa esses espaços, a gente brilha”, contou

Jogo “O Oceano Começa Aqui” foi criado no Curso Técnico de Programação em Jogos Digitais do CCBJ
Segundo o aluno Jorismar Barroso, integrante do projeto “Mar à Dois”, o CCBJ abre portas em diversas áreas. “Além de nos ensinar a programar, aqui também somos ensinados a ocupar os espaços. O CCBJ já abriu as portas para participar da KUYA – Cento de Design do Ceará e exposições no Museu da Imagem e do Som e no Festival Sana, situa.
Além do Game Jam CE, o Programa ficou em 3º lugar na Mostra Ceará Jogos. Desenvolvido por adolescentes do Núcleo Criativo, o jogo “Animals Wish” ficou em na terceira posição da categoria Iniciantes. O game continua em produção, mas sua primeira versão está disponível para jogar nesse link.

Jogo “Animals Wish”
O coordenador do Programa de Cultura Digital da ECA-CCBJ, Diêgo Barros, destaca que esta iniciativa permite que a comunidade do Grande Bom Jardim participe da cena de arte digital e jogos. “O curso está com a sua primeira turma e tem dando muitos frutos, inclusive porque os nossos estudantes estão conseguindo formar coletivos, entendendo a importância de trabalhar coletivamente e acessando espaços na cidade que nunca tinham conseguido antes”, descreve.
Primeiro edital de apoio ao desenvolvimento de jogos do Ceará
Como primeiro edital da Secult Ceará que contemplou categorias para fomento de jogos eletrônicos no estado, o Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense – Produções, lançado em 2023, contemplou 20 projetos de criação de protótipos de games e dois projetos de criação e produção de games independentes, que funcionam como laboratório de jogos, com um aporte de R$ 1 milhão de reais destinado ao setor.
No segundo semestre deste ano, esses projetos se encontram finalizados ou em processo de finalização, alguns dos quais já estão presentes em plataformas de acesso e chegaram até eventos nacionais e internacionais.
Projetos como o jogo “Estradas de Yby” e “Versos e Feitiços“ foram apresentados para parceiros e investidores durante a GamesCom LATAM 2025, com expectativa de fechamento de negócios e investimentos internacionais para a realização dos projetos.
Gameplay de “Estradas de Yby”
O primeiro se trata de um jogo de gerenciamento ambientado em uma versão alternativa do período colonial brasileiro, onde o jogador atua como líder de uma companhia de comércio. Já “Versos e Feitiços” trabalha elementos estéticos e culturais relacionados com o cangaço e traz um jogo de aventura onde o jogador utiliza diversas habilidades mágicas para realizar ações e vencer inimigos.
Como projetos já lançados, vale destaque para o jogo “85Top: Traffic Madness!”, uma sátira de jogos de corrida, onde o jogador assume o papel de um motorista de aplicativo e deve levar passageiros entre pontos diversos da cidade, explorando elementos urbanos e pontos turísticos tradicionais de Fortaleza.
Gameplay de “85Top: Traffic Madness!”
Hub de Jogos do Ceará em ação
O Hub de Jogos do Ceará é um dos projetos estruturantes relacionados ao Plano Setorial da Indústria de Jogos do Ceará. Sua atuação contempla necessidades diversas para a qualificação de agentes culturais, aceleração de empresas do setor, participação em eventos e esforços para mapeamento e consolidação da memória e patrimônio do setor.
Essas características tornam o Hub de Jogos do Ceará, com edital realizado pela Secult Ceará por meio de diálogos com o setor, uma iniciativa distinta de outros projetos como o Hub de Jogos da SPCine (SP) e o Brasília Game Hub (DF).
Referências do setor, estas importantes iniciativas nacionais desenvolvem trabalhos de acompanhamento e propõem a coordenação de iniciativas, mas tiveram uma construção que partiu de um movimento do Poder Público. Como destacado anteriormente, o Programa Hub de Jogos do Ceará está em execução com a entidade que conduzirá o programa.
Os games na Empresa Cearense de Audiovisual
Sancionada em 19 de dezembro de 2025 pelo Governador Elamano de Freitas, a Empresa Cearense de Audiovisual chega com um diferencial importante no mercado brasileiro, pois pretende contemplar os jogos eletrônicos desde o início de sua implementação. A proposta é promover políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, social e simbólico do audiovisual.
Para Arison Uchôa, presidente da Câmara Setorial do Desenvolvimento Econômico da Cultura da Adece e gestor do Plano Setorial da Indústria de Jogos do Ceará, esse movimento coloca o estado em vantagem estratégica. “Outras grandes empresas de audiovisual do país abraçaram os games de forma tardia. Aqui, a gente já começa com jogos no DNA. Isso é positivo porque cria um ponto de atração de parcerias, investidores e novos recursos para desenvolver projetos e dar mais visibilidade à produção local”, afirma o entrevistado.
Segundo ele, a empresa pública permite uma atuação mais direta na promoção de negócios e na geração de riqueza. “Usufruir da estrutura da empresa para fomentar tecnologias inovadoras, audiovisual interativo e economia criativa ajuda a injetar mais recursos na economia do Ceará, conectando Cultura, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo, Educação e outras áreas estratégicas”, completa.
Pioneirismo em modo hard: o primeiro Plano Setorial de Jogos do Brasil
O Ceará também saiu na frente ao criar o primeiro Plano Setorial da Indústria de Jogos do Brasil (PROGAMES-CE). Elaborado entre 2022 e 2023 pela ASCENDE Jogos e pelo Sebrae Ceará, o documento funciona como um verdadeiro mapa estratégico até 2028, integrando poder público, entidades paraestatais e o setor produtivo.
Atualmente em seu segundo ciclo de execução (2025–2026), o plano tem como metas a consolidação de políticas públicas estruturantes como o próprio Hub de Jogos e o aumento da qualidade e da competitividade da produção cearense no mercado internacional.
Segundo Daniel Gularte, CEO do Instituto Bojogá, o Ceará se destaca pela organização e governança do setor. “O estado é considerado um dos mais organizados do Brasil em games. Temos associações regionais, projetos de exportação com a ApexBrasil e um plano setorial único, construído por professores, pesquisadores, indústria e agentes culturais. Isso coloca o Ceará como uma opção importante de negócios ao nível internacional”, avalia.
Fast travel para o mundo: Ceará no mapa global dos games
Em 2025, o Ceará também entrou definitivamente no radar internacional ao sediar, pela primeira vez fora de São Paulo, o Brazil Games Fast Travel. Realizado em Fortaleza, no Complexo Cultural Estação das Artes, o evento reuniu palestras, apresentações de projetos e rodadas de negócios, com apoio da Secult Ceará e do Sebrae-CE.
O saldo foi positivo: expectativa de mais de R$ 4 milhões em negócios nos 12 meses seguintes e interesse declarado de compradores globais em retornar ao estado. Durante o evento, a Secult também realizou reuniões estratégicas com representantes de instituições internacionais, como Spielfabrique (França/Alemanha), Nordicity (Canadá) e a EA Games, além de fortalecer laços com projetos nacionais de exportação.

Articulação e diálogo com o setor de games / Foto: Jeny Sousa
Além disso, no período do evento, ocorreram reuniões estratégicas entre a Secult Ceará e potenciais parceiros, entre eles representantes da aceleradora franco-alemã Spielfabrique; da empresa de análise de mercado canadense Nordicity; da “gigante” do desenvolvimento de jogos EA Games, que recentemente foi adquirida por mais de USD 55 bilhões por um fundo de investimentos saudita; e representações do próprio projeto setorial Brazil Games, discutindo de que forma aproximar ainda mais o Ceará da iniciativa nacional e global para a indústria de jogos.
Um setor em consolidação
Para Arison Uchôa, o momento vivido pelo setor de games no Ceará é de consolidação. “Desde a criação do plano setorial, conseguimos integrar diversas políticas públicas e iniciativas em um projeto coeso. Hoje, o Ceará tem uma das estruturas mais sólidas do país em termos de governança para a indústria de jogos”, afirma.
Já Daniel Gularte destaca o impacto econômico e social do investimento. “Desenvolver a indústria de jogos significa criar propriedades intelectuais, qualificar profissionais e gerar riqueza para o estado. Games são entretenimento, mas também dialogam com educação, inovação, cultura, saúde e tecnologia. É um investimento com grande potencial de retorno”, reforça.
Com políticas públicas bem articuladas, diálogo permanente com o setor e visão de futuro, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, mostra que está jogando no modo avançado para transformar criatividade em desenvolvimento, inovação e oportunidades.