Sobrado Dr. José Lourenço fecha 2025 com criação de podcast, expansão de parceiros e ampliação do público
19 de dezembro de 2025 - 14:45 #Sobrado Dr José Lourenço
Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - Texto
O espaço cultural também celebra o fortalecimento da relação entre os governos municipais e federal

Desde de 2023, o Sobrado Dr. José Lourenço — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte — realiza o programa Percursos, que tem como finalidade promover a difusão e a formação das expressões artísticas e culturais de forma itinerante, em articulação com instituições que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
Ao longo deste ano, o programa Percursos realizou 120 ações em instituições, entidades e espaços culturais, alcançando aproximadamente 20 mil pessoas. Percorreu diversos bairros de Fortaleza e municípios cearenses, contribuindo para a democratização do acesso à programação cultural e para o fortalecimento das potencialidades artísticas e culturais do estado.
Expandiu suas iniciativas culturais com a produção do podcast Sobrado no Mundo, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, criado para celebrar os 18 anos de inauguração do equipamento. O podcast tem como objetivo promover diálogos sobre o campo das artes visuais e o patrimônio cultural cearense.
O Núcleo de Ação Educativa do equipamento realizou 55 ações educativas, entre aulas abertas e vivências artísticas — chamada de Ser Criança no Sobradinho — em instituições e escolas parceiras. As aulas abertas são atividades lúdicas alinhadas às Artes, Educação, Memória e Patrimônio. O Ser Criança no Sobradinho é uma iniciativa que estimula as crianças a se expressarem a partir de diferentes linguagens durante a sua programação.
Essas ações educativas passaram por 17 escolas da rede pública municipal e estadual, 16 instituições e mais de 20 bairros da cidade de Fortaleza, alcançando um total de mais de 1500 crianças e adolescentes nas atividades.
O Sobrado também realizou cinco exposições, sendo elas: Brasileirismo, Subsequência, XiloFortal, Eu Não Tenho Medo e Um Fio Puxa Outro — Vem Fortalezar!. Atuou ainda como parceiro na realização das exposições Degenerado Tibira, que aconteceu na Alemanha, além da reedição da exposição Brasileirismo, em parceria com o Centro Cultural Belchior, equipamento cultural da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Além de realizações de cursos, o equipamento promoveu ações de múltiplas linguagens que visam desenvolver uma agenda cultural em diferentes formatos, incluindo rodas de conversa com profissionais do campo das artes e cultura, bem como as vivências artísticas voltadas ao público 60+.
Também foram realizadas Residências Artísticas, com artistas de Aquiraz e Fortaleza, um dos mais relevantes modos de produção artística contemporânea, que promoveu a reflexão sobre práticas artísticas e possibilitou apoio e incentivo à produção de pesquisas no campo das artes, desenvolvidas por artistas e/ou coletivos.
Além disso, foram desenvolvidas pesquisas que possibilitaram o debate sobre a história do Sobrado, compreendendo seu processo de construção e manutenção, bem como sua trajetória enquanto patrimônio cultural cearense e sua importância no campo das artes visuais.
A diretora do Sobrado, Germana Vitoriano, celebra o balanço afirmando que o Sobrado segue fortalecendo sua missão como um espaço aglutinador das artes visuais cearenses. Segundo ela, “a itinerância promovida pelo programa Percursos tem gerado resultados significativos. Celebramos os 18 anos, nossa maioridade, com resistência e muitas histórias para contar”.
“Desenvolvemos diversas atividades direcionadas aos segmentos culturais e artísticos, sempre alinhadas aos eixos que orientam a atuação do Sobrado. Assim, encerramos o ano com ampliação de ações e públicos, bem como com novas parcerias, responsáveis por promover uma significativa pluralidade”, conclui a diretora.
Percursos em números
Neste ano, o Sobrado realizou exposições, atividades formativas, rodas de conversa, vivências artísticas, múltiplas linguagens, pesquisas, residências artísticas e a produção do podcast, tendo como eixos fundamentais a arte, a cultura, o patrimônio e a memória. Acompanhe o balanço a seguir:
30 parcerias firmadas
28 bairros da capital
17 escolas da rede pública municipal e estadual
18 instituições/entidades também contaram.
Sobrado Dr. José Lourenço
Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004 e restaurado em 2006, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e inaugurado em 31 de julho de 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará que está em restauro para sua conservação preventiva. Realiza o programa “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
SERVIÇO
Sobrado Dr. José Lourenço — Programa Percursos
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org
Atividade gratuita