Governo do Ceará, por meio da Secult, oferece mais de 60 opções de atividades culturais na última quinzena do ano
19 de dezembro de 2025 - 16:28 #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
Ascom Secult - Texto
A programação é voltada a diferentes faixas etárias, sendo grande parte gratuita ou com acesso a preços acessíveis. Confira as atividades e o horário de funcionamento dos espaços neste fim de ano
Banda Killer Queen se apresenta no palco da Estação das Artes. Confira o horário de funcionamento e a programação completa dos espaços aqui.
É dezembro e a Cultura do Ceará não para. Neste mês de confraternizações e férias, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, oferece mais de 60 opções de programações culturais nos espaços que integram a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece). Com atividades para todas as idades, envolvendo literatura, música, dança, teatro, cinema, cultura popular, formação e gastronomia, o Ceará tem opção cultural para todos os gostos.
Com 12 programações infantis, dez atividades formativas e pelo menos 20 exposições, o Governo do Ceará oferece ao todo 64 opções de atividades culturais para a população, reafirmando o compromisso da política cultural do Ceará com o acesso democrático à cultura.
Espetáculo “Camarim 6825: uma superversão de Roda Viva”
Nesta sexta-feira (19), o Teatro Carlos Câmara recebe o espetáculo “Camarim 6825: uma superversão de Roda Viva”, da 38ª Turma de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE – Fortaleza). Inspirada em memórias, documentos e nas tensões do presente, a montagem, com encenação de Fran Teixeira, parte de Roda Viva, de Chico Buarque, para investigar episódios de censura, violência e resistência que marcaram a história do teatro brasileiro, não com a intenção de reencenar a obra, mas de revisitar seus arquivos e sentidos. No sábado (20), o Teatro recebe o IV Festival de Ballet da União de Jovens Vicente Pinzon (UJVP), com entrada gratuita e classificação livre. Com o tema “A Floresta e Seus Encantos”, o festival propõe uma experiência sensorial inspirada no imaginário das florestas míticas, reunindo dança, fantasia e emoção.
Já a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza, no sábado (20), às 9h30, mais uma edição do Clube de Leitura Meu Tempo é Agora. Com mediação de Fernanda Meireles, o clube de leitura é voltado para leitores experientes e tem como público prioritário pessoas a partir de 60 anos, apaixonadas por livros e pela troca de vivências. Para os pequenos, a programação vai contar com a Pequenas Grandes Histórias. Ainda no sábado (20), às 15h, e no domingo (21), às 10h, a criançada pode se divertir com o espetáculo “O Auto do Boi Boca Rica”, com Grupo Epidemia de Bonecos. Já no fim de semana seguinte, no sábado (27) às 15h e domingo (28) às 10h, vai ser realizada a contação de Histórias “O Barquinho e o seu pescador”, com Evan Teixeira.
A Estação das Artes recebe, no sábado (20), às 18h, uma nova edição do projeto A Noite Mais Triste do Mundo – Baile de Formatura. Inspirado nas noites de baile de formatura, a nostalgia vai tomar conta junto com as canções mais melancólicas. A noite vai ser regida pela DJ e idealizadora Monstrava, e também conta com participações especiais, com Mathu, Silas, Darwin Marinho e Camaleoa. Desde 2019, o projeto percorre a cidade com as mais tristes canções na discotecagem. Para chorar, dançar e viver, o público mergulha na nostalgia que celebra as emoções mais profundas.
Confira o horário de funcionamento e a programação completa dos espaços aqui.