Calçada do Cineteatro São Luiz recebe o premiado Bloco A Turma do Mamão, agremiação carnavalesca emblemática de Fortaleza
17 de dezembro de 2025 - 15:08 #Cineatro São Luiz #Estouro Cultural
Ascom Cine São Luiz - Texto
No dia 18 de dezembro, o Bloco vai integrar a programação do Projeto Estouro Cultural, voltado para pessoas em situação e superação de rua no centro da cidade.
A calçada do Cineteatro São Luiz recebe, na quinta-feira (18), o Bloco A Turma do Mamão. Agremiação carnavalesca emblemática de Fortaleza, o Bloco surgiu de forma espontânea, após amigos se unirem a um vendedor de mamão durante o desfile. Desde então, o Bloco vencedor de três premiações de carnaval nos últimos anos, se tornou um importante agente de mudança social, promovendo a valorização cultural e inclusão na comunidade do Moura Brasil. A programação integra o Projeto Estouro Cultural, que promove ações socioculturais em parceria com instituições e políticas públicas, com foco em pessoas em situação e superação de rua no Centro de Fortaleza. O Cineteatro São Luiz é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Fundado em 1975, no bairro Jacarecanga, o Bloco A Turma do Mamão é um dos mais antigos da capital. Reconhecido oficialmente em 2008, participa ativamente da programação de carnaval de Fortaleza e do pré-carnaval na Praia de Iracema, reunindo jovens e suas famílias em celebrações que exaltam a cultura local e fortalecem os laços com a comunidade do Moura Brasil, onde o Bloco está sediado atualmente.
Projeto Estouro Cultural
O Estouro Cultural promove ações socioculturais e intersetoriais, envolvendo instituições, políticas públicas, entidades e coletivos diversos, voltados para pessoas em situação e superação de rua em Fortaleza.
O nome do projeto estabelece um forte vínculo com o movimento das pessoas em situação de rua. O termo “estouro” é utilizado para anunciar a chegada de doações nas praças, sendo entoado para chamar a atenção das pessoas para a disponibilidade dos itens doados.
A escolha do nome “Estouro Cultural” foi realizada com a participação ativa da população em situação de rua e das entidades parceiras. O nome representa não apenas a cultura de doação e solidariedade nas praças, mas também o compromisso do projeto com a inclusão e o empoderamento das pessoas que circulam nesses espaços.
O projeto é uma parceria do Cineteatro São Luiz com o Instituto Dragão do Mar, Centro Pop (Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura), Ponte de Encontro (Funci – Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura), Movimento Nacional da População em situação de rua (MNPR), Casa da Sopa, Escola Mandacaru, Instituto Juventude e Inovação, O Pequeno Nazareno; Centro de Referência sobre Drogas, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Prefeitura), Rede Cuca, SESC Ceará, Grupo Amor, Consultório de Rua e Pastoral do Povo da Rua.
Confira a programação completa aqui.
SERVIÇO
[Estouro Cultural] “Bloco A Turma do Mamão”
Data: 18 de dezembro
Hora: 12h30
Local: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro)
Entrada: Gratuito – sem retirada de ingressos, mediante apresentação de documento de identificação com foto.