Mostra das Artes 2025 – CCBJ comemora seus 19 anos celebrando as pessoas que constroem o equipamento

15 de dezembro de 2025 - 16:37 #

Ascom CCBJ - Texto


(Foto: Mar Pereira)

Nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, o território do Grande Bom Jardim comemora a cultura construída pelo acolhimento e coletividade de todos. A Mostra das Artes 2025 celebra mais um ciclo do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

A programação conta com apresentações e atividades culturais de música, teatro, dança, moda, grafite, exposições e feira criativa. Encerrando cada noite do evento, os shows de Pagode do Lelé (18/12), Lapada de Amor (19/12) e Suor Preto, com DJ Bielzão, DJ Nayma e Swing Street (20/12) chamam o público para dançar no ritmo do pagode, forró de favela e swingueira.

O festejo tem ações coletivas de todos os eixos estruturantes do equipamento. A Escola de Cultura e Artes (ECA-CCBJ) conta com apresentação dos processos formativos básico, de longa duração e técnico. O Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE-CCBJ) promove atividades de fortalecimento da cidadania cultural, através da educação popular e dos direitos humanos. A programação artístico-cultural é toda conectada ao território e a produção dos três dias de festa, marcados pela difusão e fruição, fica com a Ação Cultural do equipamento.

Você pode acompanhar a programação completa da Mostra das Artes 2025 no site e no Instagram do CCBJ.

Cortejo feito por muita gente!

(Foto: Mar Pereira)

Desde a fundação, o CCBJ foi construído pela força popular e pela cidadania cultural. Em 2005, a Rede Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS), composta por 72 instituições, elaborou um plano de desenvolvimento territorial a partir das demandas da comunidade, incluindo a construção de um Centro Cultural no território.

Um ano depois, com o canal de diálogo entre os moradores do Grande Bom Jardim e o Governo do Estado, o Centro Cultural Bom Jardim foi fundado. Em dezembro, no aniversário dos seus 19 anos de existência, o equipamento celebra quem fortalece o CCBJ enquanto política pública de cultura desde 2006: as pessoas.

Em homenagem a todos que constroem o CCBJ, a partir das 17 horas, o primeiro dia (18/12) conta com Cortejo de Abertura na Comunidade São Francisco, localizada ao lado do equipamento e que nutre forte relação com o Centro Cultural. A caminhada parte em direção às atividades culturais previstas para a quinta-feira. A primeira noite encerra com muito samba no pé, ao som do Pagode do Lelé.

A programação traz ainda experiência cênica em libras, desfile das roupas e figurinos sustentáveis, encontros musicais, apresentações teatrais e mostras digitais e audiovisuais. As atividades ocupam os diversos espaços do equipamento. A criançada é um público fiel do CCBJ, para elas foi pensado o Espaço BRINCARTE. As infâncias poderão aproveitar atividades lúdicas, lazer e brinquedos.

Aos apaixonados por música, a sexta-feira conta com um ritmo muito presente no som da periferia. A banda Lapada de Amor traz melodia e paixão com os sucessos do forró de favela, como “Cangote”, “Então Fica” e “Aprendi com a Dor”. São três edições seguidas em que o forró romântico ocupa o palco da Mostra das Artes do CCBJ.

No último dia da Mostra (20/12), teremos nosso tradicional bolo em comemoração ao aniversário do equipamento. Finalizando a noite, o público vai festejar ao som da swingueira, do pagodão baiano e do axé, com Suor Preto e DJ Nayma e DJ Bielzão. A programação contará também com a apresentação do grupo Swing Street.

A Mostra das Artes também terá a participação especial dos influenciadores digitais e periféricos Jota Preto e Vitoria Maria. Jota é professor de Humanidades e pesquisador da Cultura Hip Hop. Vitória é artista, empreendedora, produtora autoral de moda e curadora do Brechó Avia.

O cerimonial fica sob o comando de Melanie Jô, multiartista e produtora cultural e parceira de longa data do CCBJ. Junto a ela, Jota e Vitoria também estarão na apresentação da programação.

Confira a programação completa aqui.

Sobre a Mostra das Artes 


(Foto: Mar Pereira)

A Mostra das Artes do Centro Cultural Bom Jardim é uma celebração à cultura, arte, luta e memória do Grande Bom Jardim e de todas as pessoas envolvidas nos processos de formação artística, difusão, fruição e cidadania cultural promovidos pelo CCBJ ao longo do ano.

A Mostra também é um momento de socializar os resultados de pesquisas, vivências e experiências. Composta por uma programação diversa, plural, democrática, com atrações que valorizam a memória, a estética e a linguagem artísticas produzidas no território do Grande Bom Jardim e nas periferias de Fortaleza.

O tema de 2025, “CCBJ: Cultura Feita de Gente”, reafirma o que o território já sabe: o CCBJ é um organismo vivo, pulsante, construído diariamente por artistas, moradores, educadores, professores, colaboradores e públicos diversos. É um equipamento cultural que acolhe, forma, inspira e defende o acesso. Um lugar onde arte, cultura e direitos humanos caminham lado a lado. Celebrar esse percurso é também celebrar quem o torna possível, esta comunidade que constrói, se reinventa e transforma o Grande Bom Jardim e tantos outros territórios periféricos da cidade.

Ao completar 19 anos, o CCBJ se consolida como política pública e reafirma sua missão de ser um espaço que floresce junto com o território, escuta a comunidade e multiplica vozes, afirmando a cultura como um direito, feito, sobretudo, de gente.

Serviço

O quê? Mostra das Artes CCBJ 2025

Quando? 18, 19 e 20 de dezembro
Onde? Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400 – Granja Lisboa)
Horário: confira na programação