Entenda como a Secult Ceará ajudou a construir a histórica edição do MICBR+Ibero-América 2025
11 de dezembro de 2025 - 16:28
Ao sediar, contribuir e participar ativamente do MICBR, Estado reafirmou sua contribuição ao futuro da economia criativa no Brasil com políticas públicas de cultura consistentes, espaços culturais atuantes em rede e uma cena cultural inspiradora

Foto: Carol Lando/ MinC
O Ceará viveu dias que reafirmam a potência transformadora da Cultura. A inovação, talento e garra do setor criativo nacional construíram um dos mais importantes eventos de negócios desta área. Diretamente da capital cearense, de 4 a 7 de dezembro, o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) + Ibero-América 2025 avançou sua contribuição como espaço de ideias e circulação de nossos produtos e serviços culturais.
Para que o MICBR 2025 escrevesse uma edição considerada histórica pelo Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) dedicou uma série de esforços institucionais que traduzem articulação, entrega de investimentos, pactuação federativa e o trabalho consolidado da rede pública de espaços culturais mantida pelo Governo do Ceará.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), assim como os diversos espaços que formam o seu complexo, como o Teatro do Dragão do Mar, o Cinema do Dragão, o Anfiteatro e a Praça Verde, recebeu cada participante de braços abertos durante a intensa programação.
Com a mesma dedicação e cuidado, atuaram o Hub Porto Dragão, a Escola Porto Iracema das Artes, a Biblioteca Estadual do Ceará (BECE), a KUYA – Centro de Design do Ceará, o Mercado AlimentaCE, o Museu da Imagem e do Som do Ceará, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e a Pinacoteca do Ceará.
“Trabalhar com Cultura, trabalhar com Arte, é trabalhar também com a melhoria de vida das pessoas. Então, aqui temos gente e compradores do Brasil inteiro, vamos aproveitar esse potencial. Queremos ver esse trânsito aí acontecendo. Depois daqui, eles formam redes entre eles, e isso é o mais importante também, porque ficam estabelecidos contatos. Pode abrir outras janelas, fortalece, é importante para quem está vendendo, é importante para quem está comprando. Essa é a proposta do MICBR, aqui em Fortaleza, no Ceará”, declarou a ministra da Cultura, Margareth Menezes .

Ministra da Cultura, Margareth Menezes Foto: Fotos: Filipe Araújo/ MinC
A história escrita pelo MICBR 2025 reafirma a centralidade da Secult Ceará na construção de políticas públicas voltadas à economia da Cultura. Promover a gastronomia, artesanato, formação, cultura e abertura de negócios significa envolver empreendedores, mestres da cultura, grupos produtivos e artistas que compõem a base criativa do estado.
Atração de destaque na trajetória do evento, a Feira Criativa ganhou este ano um capítulo especial com a participação direta do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Secretaria da Proteção Social (SPS) e Central de Artesanato do Ceará (CeArt). Com a participação da KUYA – Centro de Design do Ceará e Mercado AlimentaCE, o público conectou-se à diversidade de saberes, sabores e tradições do estado.

Feira Criativa Foto: Carol Lando/ MinC
“Para nós é uma alegria ter sido escolhido pelo Ministério da Cultura, o Estado do Ceará, para receber esse grande evento, o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, somados também com a Ibero-América, que tem o Sebrae, OEI, Caixa, Apex Brasil e diversos parceiros importantes que dinamizam essa cadeia econômica tão importante, tão estruturante, que ainda tem um potencial tão grande a ser explorado. A Cultura como essa força de transformação humana, de capacidade de promover coletividades, comunidades e também de gerar trabalho, riqueza e renda nos diversos setores que compõem a economia criativa”, compartilhou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Rodada de negócios
De acordo com dados divulgados pelo MinC nesta quarta-feira (10),aconteceram mais de 3.500 rodadas oficiais de negócio, envolvendo 430 vendedores e 185 compradores. Os encontros e acordos firmados conectaram empreendedores e profissionais de todos os estados brasileiros e de 29 nações. Uma intensa programação que uniu ações formativas, conversas com players, mentorias, sessão especial de cinema e a música pulsante que marca o Festival Elos.

Rodadas de Negócios Foto: Alícia Pilar
A tenda de rodadas de negócios foi considerado o “coração” do MICBR+Ibero-América. Movimentou a maior edição do evento desde sua criação e o número real de negócios e arranjos fechados pode ser ainda maior, ao considerarmos as reuniões improvisadas que aconteceram durantes os quatro dias de evento.
A rapper e MC cearense Má Dame divide um pouco acerca de toda a efervescência artística que o MICBR proporcionou, seja no palco ou nas oportunidades de negócios gerados durante o evento. Unindo poesia e Rap, a artista se firma cada vez mais como uma voz de soma necessária para a cena do Hip Hop brasileiro.
“Tive ótimas experiências com as rodadas de negócios. Através da parceria do Elos Acelera com MICBR pude ter mentorias que me prepararam enquanto artista e empreendedora para as mesas. Fiz show no dia 4, no palco Elos MICBR, no Centro Cultural Belchior, então durante os encontros com compradores conseguimos ter ótimo retorno e bons laços criados”, compartilha Má Dame.

Má Dame durante apresentação no palco Elos MICBR Foto: Rayane Mainara
Assim, Má Dame avalia que os encontros propiciados pelo MICBR permitem uma ampla compreensão do mercado e das recentes discussões do setor. “As rodadas de negócios são ótimas pontes entre empreendedores, sejam vendedores ou compradores, conectam muito as ideias e propostas, e nos dá possibilidades de conhecer novas frentes de negócio além de ampliar nosso alcance e visão de mercado, completa.
“As pessoas chegaram para fazer negócios e saíram com parcerias, circuitos, turnês, futuros possíveis. Existe um calor humano no MICBR que transforma reuniões em caminhos de longo prazo”, descreveu a diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura da Secretaria de Economia Criativa do MinC, Patrícia Albernaz.
Espaços culturais do Ceará em ação
Hub Porto Dragão, a Escola Porto Iracema das Artes, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e Centro Dragão do Mar sediaram as ações formativas do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR). 77 atividades foram ofertadas gratuitamente, entre painéis de mercado, palestras e oficinas para diversos segmentos criativos.
As ações ocuparam espaços reconhecidos no cenário cultural local por desenvolverem programas de formação e fortalecimento da economia da cultura cearense, frutos da política pública feita pela Secult Ceará. Foram 33 atividades realizadas no Hub Cultural Porto Dragão, 23 na Escola Porto Iracema das Artes, nove na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e 12 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ocorrendo paralelamente durante os dias do evento.
Entre os destaques estão palestras que abordam temas essenciais da economia criativa contemporânea como o poder das narrativas, criatividade e território; sustentabilidade e futuro da cultura; inovação e convergência midiática; impacto social das artes; modelos de criação e circulação; e as transformações tecnológicas que moldam o mercado cultural.
A KUYA – Centro de Design do Ceará integrou a programação com ações que impulsionam o design e a economia criativa, participando como player no evento a convite do MinC e realizando curadoria de convidados na relação França-Brasil. Além disso, promoveu edição especial da Feira KUYA de Design Autoral, que reúne expositores com criações em moda, acessórios, cerâmica e artes gráficas e editoriais.
“É o primeiro MICBR da KUYA e tivemos a felicidade de ser aqui no Ceará. É uma celebração dos três anos de trabalho e recebemos muitos participantes aqui, não só do campo do design, mas para conhecer e visitar o espaço”, destacou o diretor da KUYA, Rodrigo Costa Lima.

KUYA durante a atividade “Conversa com Player” Foto: Victor Vec/ MinC
“Participar das rodadas de negócios tem sido um momento de descobrir um mundo que é a produção de design no Brasil, mas também na América Latina. Tem sido um momento muito rico de estabelecer conexões, nos inserir em redes de produtores, de design, de consumidores e da perspectiva de parcerias”, avaliou o gestor.
O Mercado AlimentaCE garantiu a curadoria de feiras gastronômicas do evento. Enquanto a Feira de Empórios ofertou produtos como geleias, massas, cajuínas, antepastos, cafés, biscoitos, cachaças e artesanato, a Feira Gastronômica permitiu o encontro com pratos da culinária regional cearense, baiana e paraense.
Já o Museu da Imagem e do Som do Ceará reafirmou o compromisso com o fomento das artes digitais imersivas e interativas ao contribuir para a criação dessa categoria artística no MICBR. O MIS articulou a vinda de delegação francesa para participar da programação do evento, em rodadas de negócios e palestras sobre artes imersivas e interativas. Em programação paralela, apresentou a mostra “Sinergia” e os projetos desenvolvidos durante o Ateliê de Criação Conexão Criativa.
>> Museu da Imagem e do Som do Ceará contribui para criação de categoria de artes imersivas no MICBR
O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo marcou presença nesta rica troca de negócios. Rosely Nakagawa (diretora do CCCariri) participou do Painel Formativo “Políticas de economia criativa e de fomento ao intercâmbio em design” e Fabiana Barbosa (assessora-executiva do CCCariri) fez a mediação do Painel Formativo “Brasil: experiências de residências de designers e artistas no Brasil”.
Dentre outras iniciativas do MICBR, a Pinacoteca do Ceará recebeu a 5ª Reunião do Foro Ibero-americano de Vice-Ministros e Altas Autoridades de Cultura e países-membros do Programa Ibero-Americano de Indústrias Culturais e Criativas da Ibero-América (PIICC/OEI). O encontro reuniu 12 delegações, além do Brasil, que ocupa a presidência pro tempore do grupo. São elas: Cabo Verde, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Portugal, República Dominicana e Uruguai. Também participaram representantes da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Foro Ibero-americano de Vice-Ministros e Altas Autoridades de Cultura Foto: Filipe Araújo / MinC
Secult na programação do MICBR
A Secretaria da Cultura do Ceará participou, no sábado (6), do painel de mercado “Território em evidência: o Programa Kariri Criativo”, que utilizou o programa como referência para debater sobre o impulsionamento do desenvolvimento no Nordeste.
O Kariri Criativo abrange nove municípios do Cariri cearense, integrando saberes tradicionais, inovação e articulação territorial em um modelo de desenvolvimento em rede. O painel trouxe uma discussão sobre como metodologias territoriais, políticas culturais e instrumentos de financiamento vêm impulsionando o desenvolvimento da região.
O debate contou com mediação de André Lira, Coordenador Geral de Estratégias Produtivas do Ministério da Cultura, e a participação da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, do Gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial, do Banco do Nordeste, Paulo Dídimo, e da consultora do programa, Camille Girouard.
Ainda na manhã do sábado (6), a Secult Ceará esteve no painel de mercado “FIlm Comission e desenvolvimento territorial”, que ocorreu no Hub Cultural Porto Dragão. A conversa abordou os papéis das FIlm Comissions e das políticas de fomento como fatores responsáveis por atrair e estimular investimentos no mercado audivisual. O momento contou com a participação da Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, do Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, da produtora executiva, Patrícia Barbieri e do coordenador da Rio FIlm Commission, Daniel Celli. A atividade contou com mediação do economista Christiano Braga.

O painel destacou os atuais avanços realizados pela Secretaria da Cultura do Ceará na criação da Empresa Cearense de Audiovisual, conquista que visa fortalecer ainda mais o cenário e produções audiovisuais no estado.
Um dos destaques na agenda da sexta-feira (5) foi o lançamento da “Pesquisa Nacional sobre Cultura no Brasil”. O Cinema do Dragão foi palco da entrega do estudo que reúne dados inéditos sobre o atual cenário social da cultura no Brasil. A pesquisa, realizada pelo Instituto Nexus, reúne 2.016 entrevistas em todos os estados e apresenta um panorama inédito sobre consumo cultural, barreiras de acesso e a percepção da sociedade sobre as políticas do MinC.

Dados da Cultura Foto: Victor Vec/ MinC
Além da ministra da Cultura, Margareth Menezes, a iniciativa reuniu a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares; o diretor de Estudos e Monitoramento André Jácomo e a chefe da assessoria especial de comunicação do MinC, Gabriella Gualberto, sob mediação de Fernanda Silva Nogueira.
Em um painel que mostra a força e o potencial da cultura cearense, o MICBR realizou a roda de conversa “Ceará Criativo: Quando a literatura vira tela, mercado e política cultural”, no Teatro do Dragão do Mar, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A atividade contou com a mediação da Secretaria de Planejamento e Gestão Interna da Secult Ceará, Gecíola Fonseca, e com as participações do cineasta Halder Gomes e da produtora Cultural Mariana Marques. O momento serviu para ressaltar a criatividade e autenticidade das produções cearenses, além de debater sobre os caminhos que expandem a literatura para outras linguagens da economia criativa.
Na noite da quinta-feira (4), o Cinema do Dragão sediou a cerimônia de abertura do Festival de CInema do BRICS, que exibiu 16 filmes (entre longas e curtas-metragens) nas salas de cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O festival trouxe produções do Brasil, China, Índia, África do Sul, Rússia, Indonésia e Emirados Árabes como uma forma de intercâmbio e cooperação cultural entre os países.
O momento contou com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, da Secretaria do Audiovisual, Joelma Gonzaga, do secretário-executivo da Secult Ceará, Rafael Felismino, do diretor-geral da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, Raphael Callou, e da secretária-executiva da Secultfor, Ticiana Studart.

Foto: Filipe Araújo/ MinC