Ceará avança no segundo ciclo da PNAB e abre consulta pública do 5º Edital Territórios Periféricos
11 de dezembro de 2025 - 16:53 #Edital Territórios Periféricos

A consulta pública segue aberta de 11 de dezembro a 17 de dezembro e integra o segundo bloco do segundo ciclo da PNAB Ceará.
A Secult Ceará segue avançando na execução do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 11 de novembro, a consulta pública do 5º Edital Territórios Periféricos. O texto está aberto para contribuições até 17 de dezembro na aba Editais do site da Secretaria da Cultura do Ceará. Integrando o segundo bloco de editais deste ciclo, o lançamento reforça o compromisso de ampliar a participação social e fortalecer o processo de construção coletiva das políticas culturais no estado.
Como parte dessa política de escuta ativa e construção coletiva, as respostas das consultas públicas anteriores já estão disponíveis no mesmo site, assegurando transparência e permitindo que a sociedade acompanhe como suas contribuições foram consideradas.
Organização dos blocos e próximos passos
O segundo ciclo da PNAB Ceará prevê a publicação de 14 editais organizados em quatro blocos. O 5º Edital Territórios Periféricos integra o segundo bloco, ao lado do Edital de Seleção de Bolsista Pesquisador.
Com a consulta do Edital Territórios Periféricos aberta até 17 de dezembro, agentes culturais de todas as regiões podem acessar o documento, enviar contribuições e participar ativamente da elaboração dos instrumentos de fomento que irão orientar este ciclo da PNAB Ceará. Este é um período para contribuições, diálogos e ajustes que fortalecem o caráter participativo da política. Cada sugestão recebida ajuda a construir instrumentos mais alinhados às demandas reais do setor cultural.
PNAB: uma política que redesenha o país a partir da Cultura
A Política Nacional Aldir Blanc se consolida como o maior investimento direto e contínuo no setor cultural brasileiro. Estruturada para vigorar até 2027, a PNAB garantirá o repasse de R$ 15 bilhões para ações culturais em todo o território nacional, fortalecendo identidades, economias criativas e redes culturais.
No Ceará, o segundo ciclo representa um aprofundamento do trabalho de territorialização e democratização do acesso às políticas culturais. O estado avança com ações estruturantes, formações, fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura e o lançamento de editais que dialogam com diferentes segmentos, linguagens e contextos socioculturais.