Museu do Ceará e COREM 1R celebram 41 anos da profissão de Museólogo com programação especial
10 de dezembro de 2025 - 15:32 #Anexo Bode Ioio #Museu do Ceará #Semana Nacional do Museólogo(a)
Ascom SENAMUS - Texto
Evento integra a I Semana Nacional do Museólogo(a) (SENAMUS) e promove debates sobre políticas de memória em Fortaleza e no Ceará.
A museóloga Simone Lopes atua no Museu da Imagem e do Som do Ceará, que integra a Rece (Foto: Fernanda Siebra)
Na próxima quinta-feira (11), o Museu do Ceará, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult), e o Conselho Regional de Museologia da 1ª Região (COREM 1R) unem forças para realizar uma programação especial alusiva à I Semana Nacional do Museólogo(a) (SENAMUS). O evento, que acontece a partir das 13h no Anexo Bode Ioiô, celebra o marco histórico de 41 anos da regulamentação da profissão no Brasil.
A iniciativa visa não apenas comemorar a data, mas também fomentar um espaço de diálogo crítico entre profissionais, estudantes, gestores públicos e a sociedade civil sobre os rumos da museologia e a preservação do patrimônio no estado.
Destaques da Programação
As atividades iniciam às 13h com a mesa de abertura “Celebrando a Museologia: 41 anos da regulamentação da profissão de museólogo(a)”. O momento reunirá uma pluralidade de vozes e representações institucionais, contando com a presença da orientadora de Célula do Museu do Ceará, Raquel Caminha Rocha; do presidente do COREM 1R e museólogo no Museu de Arte da UFC (Mauc), Saulo Moreno Rocha; e do Pró-Reitor de Cultura da UFC, Sandro Thomaz Gouveia, além de representantes do NUSEM, SEPINCE, SECULTFOR, UFCA, MAC-CE/IDM e Instituto Mirante. A mediação será da museóloga do Museu do Ceará e coordenadora de Formação do COREM 1R, Yasmine Barbosa.
Na sequência, às 14h, ocorre a Mesa Temática “Políticas de Memória, Museus e Museologia em Fortaleza e no Ceará”. Este painel propõe uma análise aprofundada sobre as políticas públicas atuais para o setor. O debate será mediado pela orientadora de Célula do Arquivo Público do Estado do Ceará, museóloga e arquivista Janaína Ilara e contará com a participação de especialistas como o coordenador de Célula da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince), Climério Anacé; da diretora do Museu da Boneca de Pano (MBP), Liduina Maria Lopes Rodrigues; da integrante do núcleo de Conservação e Documentação do Museu da Cultura Cearense, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e do Centro Popular Documentação do Grande Pirambu, Magda Mota; da museóloga do Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM-CE), vinculado à Coordenação de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, Roberta Fraga; e da museóloga do Museu do Ceará e coordenadora de Formação do COREM 1R, Yasmine Barbosa.
O evento reforça o compromisso das instituições em fortalecer o campo museal cearense, integrando diferentes esferas de atuação, desde a universidade até a gestão pública e os movimentos sociais.
Sobre a SENAMUS
A Semana Nacional do Museólogo(a) é uma mobilização nacional organizada pelos Conselhos Federal e Regionais de Museologia (COFEM/COREMs) para valorizar a atuação profissional e destacar a importância dos museus como espaços de cidadania e transformação social.
SERVIÇO:
Evento: Celebrando a Museologia: 41 Anos da Regulamentação da Profissão de Museólogo(a)
Data: 11 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: das 13h às 16h
Local: Anexo Bode Ioiô (Museu do Ceará)
Endereço: Rua Major Facundo, 584 – Centro, Fortaleza – CE
Entrada: Gratuita e aberta ao público